[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), através da equipe técnica do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Porto D’anta, localizado no bairro de mesmo nome, realizou na manhã da última terça-feira e durante todo o dia de ontem, quinta-feira, no Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Sergipe, localizado no bairro Augusto Franco, dois dias de lazer para as crianças e adolescentes atendidas pelos Programas de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e Agente Jovem. O principal objetivo da integração foi comemorar a passagem do Dia das Crianças, comemorado no último dia 12.

Para as crianças e adolescentes atendidas pelos programas sociais, estes eventos possibilitam integração. Kaio Marcelo Santos, 17, participante do Programa agente Jovem, destacou a importância do programa em sua vida. “O Agente Jovem me proporcionou fazer um estudo mais detalhado sobre a minha comunidade e através disso estamos tentando reabrir a Associação de moradores do bairro, tudo isso graças ao projeto. Além disso, eu participo da `Nós em CIA´, que é uma companhia de dança e teatro criada no Cras, onde eu aprendi muitas coisas e tive a oportunidade de me apresentar em vários lugares diferentes como colégios e até mesmo no Forró Caju”, destacou. “Eu mudei muito meu modo de agir com as pessoas e devo muito do que sou hoje ao Agente Jovem”, revela.

Wesley Santana, 16 , também do Agente Jovem, completou a opinião de Kaio. “O Agente Jovem mudou muitas coisas para mim. Por exemplo, eu era uma pessoa muito tímida, calada e não sabia me comunicar. Hoje aprendi a falar minhas opiniões e ser mais livre no relacionamento com as pessoas da escola e da minha família”, disse. “Estas atividades recreativas são muito importantes para nós que somos jovens, porque nós acabamos aprendendo brincando”, completou.

“O Peti mudou tudo em minha vida. Eu aprendi muitas coisas, como a dançar, por exemplo, que eu não sabia e era um sonho. Hoje tenho a oportunidade de apresentar meu talento em vários lugares e fico muito emocionada, porque eu não imaginava conseguir”, revelou Gleice Kelly dos Santos, 13, integrante do Peti. A jovem prefere esquecer seu passado marcado pela exploração infantil e revela que o Peti tem transformado sua vida. “Os eventos de recreação nos permitem conhecer pessoas novas e fazer mais amizades, por isso estou adorando estar aqui hoje”, ressaltou.

José Douglas Lima, 14, inserido no Peti, destacou alguns pontos positivos que o programa trouxe para sua vida. “Muitas coisas mudaram em minha vida e uma das principais mudanças foi a dança. Já estou no programa há quase sete anos e muitas coisas boas aconteceram. Eu descobri meu talento e hoje tenho certeza que quero ser um dançarino profissional”, revelou. “Vou levar para o resto da minha vida o que estou aprendendo aqui e tenho certeza que vai dar bons frutos em minha vida”, completou.

Para a diretora do Cras, Marta Lopes, o evento possibilita um dia de lazer diferente para jovens que muitas vezes não possuem essa oportunidade. “O principal objetivo com certeza foi comemorar a passagem do Dia das Crianças, porém, esses momentos de integração fora do Cras possibilitam um lazer diferente, que muitos deles não têm acesso, devido às condições financeiras”, explicou a diretora. “Por isso, nós prezamos por estes eventos e contamos com as parcerias indispensáveis da Semasc, Corpo de Bombeiros e, neste caso, a Associação dos Oficiais, para proporcionarmos cada dia mais momentos especiais e motivadores para nossos jovens inseridos nos programas sociais executados pela Semasc”, completou.

A Psicóloga do Cras, Rejane Melo do Espírito Santo, destacou a importância de atividades de lazer para o crescimento da auto-estima dos jovens. “É uma forma a mais de estimular a participação deles em atividades do projeto. Nessas ocasiões, nós fortalecemos os laços de amizade e conquistamos a confiança deles”, completou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.