Reciclagem e Meio Ambiente foram discutidos em unidade de acolhimento
As meninas da unidade de acolhimento Izabel Abreu podem afirmar que estão por dentro do assunto reciclagem e preservação do Meio Ambiente. É que esses foram temas bastante discutidos na unidade, que integra a Fundação Renascer, durante o último mês. E como complemento, na manhã desta quarta-feira, 4, elas visitaram o projeto Casa de Papel da Sociedade EcoAr, onde puderam conhecer de perto o trabalho de reaproveitamento de papel.
Lá elas viram objetivos decorativos, embalagens, caixas de presente e até móveis produzidos a partir da reutilização de vários tipos de papel e papelão que deixaram de ser descartados no lixo comum. Além disso, visualizaram de perto a confecção de um desses objetos na técnica do trançado pelo cartonageiro da entidade e ainda receberam de brindes cartilhas educativas sobre manter a cidade limpa e blocos de anotações ecológicos.
A visita foi elogiada pelas adolescentes. “Achei legal porque além de fazer objetos que são bonitos, também recicla o que iria para o lixo e isso preserva o meio ambiente”, comentou uma das acolhidas, de 18 anos. “Também achei muito interessante o trabalho e quero aprender, quando a oficina for para a unidade eu vou fazer”, disse outra jovem de 15 anos, que também já pratica a reciclagem. “Eu fiz um balão de São João com revistas para decorar a unidade”, contou.
Trabalho continuado
Antes da visita, as adolescentes participaram na própria unidade de uma palestra proferida pela assistente social Carla Vanessa sobre a reciclagem de vários tipos de materiais e a importância do ato para o meio ambiente. A proposta agora é levar a oficina de trançado da EcoAr, que é gratuita, para dentro da unidade Izabel Abreu e atingir um número maior de acolhidas.
“Já conversamos com a coordenação e vamos enviar um ofício solicitando a oficina. Além disso, queremos conhecer outros locais que trabalham com garrafas pet e vamos ainda exibir vídeos sobre o tema, como continuidade da atividade em julho durante as férias escolares”, explicou a assistente social, que acompanhou as adolescentes juntamente com outras educadoras.
O cartonageiro Diego Henrique, que há 11 anos trabalha na Sociedade EcoAr, diz que não há dificuldade no aprendizado da técnica. “Nós mostramos do início ao fim do processo de confecção de uma peça, inclusive com o acabamento. O aprendizado só vai depender da atenção de cada uma”, contou, informando que os objetos são muito apreciados pela sociedade e podem se tornar uma fonte de renda.
Sociedade EcoAr
Fundada em 2003, a instituição é mantida pela Torre Empreendimentos. Além de oficinas dentro da própria sede da instituição, também abre espaço também para que outras entidades possam conhecer técnicas de reciclagem de papel, fornecendo cursos através de seus monitores.
Quem desejar adquirir produtos reciclados pode entrar em contato e fazer a encomenda. Além disso, a entidade também recebe doações de todos os tipos de papel do cidadão comum e de empresas que queira contribuir com a reciclagem e diminuição na quantidade de lixo produzido em nossa cidade.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Reciclagem e Meio Ambiente foram discutidos em unidade de acolhimento – Fotos: Ascom/Renascer