[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O carisma, a descontração e a empolgação fez de dona Irani Meneses Pereira, 62, a Rainha do Carnaval dos Idosos realizado, com a promoção da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), no final da tarde de ontem no Iate Clube de Aracaju. “Ser coroada pela secretária Rosária Rabelo, da Semasc, é uma satisfação muito grande. Sinto-me feliz, espero estar de volta no próximo ano junto com todos os meus amigos, além do prefeito Marcelo Déda, que prestou bastante atenção para todos nós”, desabafou dona Irani, depois de receber a faixa das mãos da secretária Rosária Rabelo. Ela integra o Grupo de Convivência atendido no Sol Nascente.

A festa contou com a presença do prefeito Marcelo Déda, que empolgado contagiou o salão do Iate Clube cantando, ao lado da banda Los Guaranis, algumas marchinhas vividas nos antigos carnavais daquele clube. Também prestigiaram a festa dos idosos a secretária Rosária Rabelo, de Assistência Social e Cidadania, a diretora de Assistência Edivaneide Paes Lima, o vereador Emmanoel Nascimento, o secretário de Saúde Rogério Carvalho, além de todo corpo técnico da Semasc, tendo como animadora a assistente social Margarida Ribeiro, gerente do Programa de Atenção à Pessoa Idosa da Semasc.

A escolha da Rainha do Carnaval dos Idosos foi feita durante desfile a caráter do qual participaram 29 idosas, que demonstraram energia, charme e juventude na passarela. Foi composta uma comissão julgadora que optou por dona Irani, entre as 29 candidatas. Participaram desta comissão, a secretária Rosária Rabelo, da Semasc, a produtora cultural Solange Gomes, coordenadora de Evento da Semasc, e a presidente do Conselho Municipal da Terceira Idade, Noêmia Lima Silva.

O prefeito não escondeu a emoção de participar da animada festa. “A nossa Prefeitura tem tido uma preocupação muito especial em incluir os aracajuanos da terceira idade em eventos”, justificou o prefeito, contagiado pelo espírito carnavalesco dos idosos. “Eles são acompanhados pelos programas sociais da prefeitura, que não se incluem apenas na área de saúde, buscamos acompanhá-los também oferecendo lazer, como no Pré-Caju, no São João e no Carnaval. É abrir os espaços da convivência para que os idosos possam recuperar e preservar a alegria de viver, com a idade da alegria”, complementou o prefeito.

O salão do Iate ficou irradiado pela alegria e a emoção dos cerca de 1,5 mil idosos inseridos nos 24 Grupos de Convivência da Terceira Idade, que participaram da festa. A secretária Rosária Rabelo ficou encantada com a animação de todo o grupo. “É tradição”, comentou, referindo-se ao Baile dos Idosos. “Todos os anos o Baile dos Idosos abre os bons festejos na cidade. Esse ano nós estamos abrindo esse Baile não só para os Grupos da Terceira Idade atendidos pela Semasc, como também para outros grupos que quiseram participar”, observou, esbanjando alegria.

A gerente do Programa de Atenção à Pessoa Idosa da Semasc, Margarida Ribeiro, observou que este evento vem resgatar as lembranças do passado e eleva a auto-estima dos idosos. “Esse carnaval é de grande importância, pois, os idosos revivem os grandes momentos das tradicionais festas carnavalescos dos tempos passados: as músicas tocadas são antigas e eles brincam com toda a energia e a vontade de viver que ainda possuem”, observa.

Os idosos não arredaram pé da frente da banda, acompanhando de perto a animação do prefeito Marcelo Déda. O sorriso estampado no rosto de cada um denunciava a emoção. Para Maria Lúcia, 61 anos, participar do Baile foi uma grande satisfação. “Sinto-me muitto bem aqui. A festa está animada e foi ainda mais animada com a participação do prefeito”, comentou. Rosa Maria Albuquerque, 57, também fez questão de destacar a presença do prefeito na festa. “Brincar com o prefeito é algo que representa muito para todos nós presentes aqui. É uma festa pra ninguém colocar defeito”, observa.

Aidê do Carmo, 68, destacou carinho do prefeito com os idosos. “Ele é uma boa pessoa, planejou essa estrutura em homenagem a todos nós da terceira idade. É uma festa maravilhosa”, enfatiza. Sorridente, Sebastião Cardoso da Silva, 70, não esconde a alegria pela oportunidade que teve em participar da festa. “Esse é o verdadeiro carnaval, aqui não existe violência, uma festa bonita e animada. É muito bom estar aqui”, observa. “Sinto-me muito feliz brincando com Déda, representa muita alegria e paz”, resume Maria Nivalda da Gama, 72. Bernadete Mello Bonfim, 77, também não escondeu a felicidade por ter tido a oportunidade de estar ao lado do prefeito. “Valorizamos tudo que a Prefeitura de Aracaju promove para nós”, diz. “Vejo-me em um mar de alegria, nunca senti tanta emoção como estou sentindo hoje. A presença do prefeito foi o bastante para expandir nossa adrenalina”, comentou Ana Lúcia Araújo Chagas, 65.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.