Qualificação profissional oferecida pela PMA gera emprego e renda para aracajuanos
Ao encaminhar 1.471 profissionais a partir de seu balcão de empregos, a Fundat já conseguiu que 558 pessoas fossem efetivadas em empregos formais, o correspondente a 38% do total encaminhado. Este índice supera significativamente as expectativas do Ministério do Trabalho, que considera 15% um número excelente de empregados formais a partir de encaminhamentos feitos por balcões de emprego.
“Além disso, há mais de mil pessoas qualificadas pela Fundat empregadas na construção dos condomínios do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) e em outras áreas que não chegaram nem a ser cadastradas pelo nosso balcão de empregos”, informa o presidente da Fundação, Edson Caetano, para quem a previsão é de que até o final de 2006 o número de qualificados chegue a 30 mil.
Dentre os 55 cursos oferecidos, estão entre os mais procurados os de padeiro, vigilante, recepcionista de hotéis ou consultórios médicos e cabeleireiro. As aulas acontecem em associações de moradores e nas dez unidades da Fundação espalhadas pela cidade nos bairros Santa Maria, Coroa do Meio, Santos Dumont, Porto Dantas, Jardim Centenário, Industrial, Siqueira Campos, Jardim Esperança, Centro e Suíssa.
No caso do Santa Maria, duas carretas do Senai contratadas pela Fundat formam dezenas de pessoas em cursos de hotelaria e turismo, e moda e beleza. Os alunos também têm a opção de fazer cursos no Senac, outra instituição contratada. O objetivo é resgatar a cidadania da população e garantir que ninguém fique sem trabalho por não possuir as habilidades necessárias.
“Nossa preocupação é facilitar o acesso das pessoas ao mercado de trabalho não apenas com a qualificação, mas também encaminhando-as para os empregos, financiando com o CredPovo aqueles que têm visão empreendedora e dando prioridade à realização de cursos com maior índice de empregabilidade”, finalizou Edson Caetano.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Qualificação profissional oferecida pela PMA gera emprego e renda para aracajuanos – Foto: Silvio Rocha