[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Uma festa cheia de cores e animação marcou a final do concurso de quadrilhas do Complexo Cultural Gonzagão, na quarta-feira, 29 de junho, Dia de São Pedro. O clima familiar e a marcante torcida das quadrilhas mais uma vez deram o tom da festa.

A grande campeã foi a quadrilha Unidos em Asa Branca, seguida pelas quadrilhas Século XX, Pioneiros da Roça, Abusados da Roça, Asa branca e Xodó da Vila. A Unidos, que neste ano já venceu outros concursos, como o Levanta Poeira, chegou ao Gonzagão como preferida e confirmou o favoritismo através de uma apresentação marcada pelo caracol inovador que encantou a todos os jurados.

Desativado por dez anos, o concurso de quadrilhas do Gonzagão foi reaberto graças a um esforço da Secretaria de Estado Cultura (Secult), que entende que aquele é um grande habitat da cultura sergipana. A secretária estadual da pasta, Eloísa Galdino, esteve presente na festa e se mostrou encantada com a garra e determinação das quadrilhas, que levaram sua torcida e fizeram bonito em todas as apresentações.

“Em todos os cantos de Sergipe tivemos inúmeros arraiás e uma das nossas marcas foi o resgate do concurso de quadrilhas do Gonzagão. O sucesso da festa mostra que fizemos certo e trouxemos um evento para uma comunidade que valoriza, comparece e tem orgulho da sua cultura. Encerramos com êxito essa festa, pois pudemos ver em todos os dias casa lotada e um público animado e que abraçou o concurso. Portanto, o sentimento na conclusão desses festejos, sem dúvida, é o de realização e de dever cumprido”, enumerou a gestora.

Para o presidente da quadrilha vencedora, a sensação é de que realizaram um trabalho bem feito, afinal, a vitória é fruto de todo um ano de esforço e dedicação dos quadrilheiros. “Para nós é muito bom ganhar esse concurso, pois ele representa a volta de uma competição de tradição, muito importante para as quadrilhas e para a comunidade de Aracaju. Além disso, é um incentivo a mais do Governo para esta classe. O que esperamos é que continuem acontecendo muitos concursos, não só no Gonzagão, mas também em outros espaços culturais”, comemorou Gilton Silva, líder da Unidos em Asa Branca.

Clima de despedida

Entre o público presente no dia de São Pedro no espaço dedicado ao rei do baião, o clima já era de despedida, afinal, foram nove dias de festa, regado ao puro e autêntico forró sergipano. “Costumo sempre vir ao Gonzagão, pois é perto de casa. Aqui temos tudo que tem nas outras festas, e é uma opção muito boa para nós que não temos como nos deslocar para outros eventos. É uma pena que já esteja terminando, mas agora é se preparar para o São João do ano que vem”, afirmou a dona de casa Carla Lima.

O diretor do Espaço Cultural Gonzagão, William Conceição, estava radiante com o sucesso da festa. Segundo ele, o Gonzagão é um local completamente adotado pela comunidade do Augusto Franco e nos festejos juninos deste ano, com a retomada do concurso, a importância do espaço se evidenciou ainda mais. “Sempre temos a presença da comunidade nos eventos que fazemos e este ano com a volta do concurso de quadrilhas, pudemos ver o quanto a comunidade valoriza este espaço. Todos os dias tivemos casa cheia e um público que vinha para torcer pelas quadrilhas competidoras”, completou.

O casal Jacqueline Melo e Anderson Santos também estava em clima de despedida dos festejos juninos. Jacqueline conta que eles compareceram a todas as etapas do concurso e que gostam da festa pela animação das quadrilhas. “Gostamos muito de quadrilhas e sempre estamos presentes nas festas aqui do Gonzagão porque ão muito animadas e divertidas. É uma pena que já está terminando”, lamentou a jovem.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.