Público debate obra de Cleomar Brandi durante Roda de Leitura
Em homenagem ao jornalista Cleomar Brandi, o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), realizou na manhã de terça-feira, 20, a Roda de Leitura do mês de setembro. O encontro, que é realizado no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), visa trazer um novo conceito para leitura e interpretação de textos para professores, escritores e pessoas interessadas em literatura.
Mediado pela doutora em Análise do Discurso e técnica do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Roseneide de Santana, a Roda de Leitura sobre a obra de Cleomar Brandi contou com a participação do jornalista Gilson Sousa e do secretário de Comunicação da Prefeitura de Aracaju, o também jornalista Marcos Cardoso, como debatedores. O estilo literário de Brandi, evidenciado em suas crônicas e no livro ‘Os Segredos da Loba’, dominou o assunto.
Merecida homenagem
Segundo o secretário adjunto de Estado da Cultura, Marcelo Rangel, a homenagem que o projeto Roda de Leitura faz a Brandi é fundamental para que as pessoas interessadas em literatura possam conhecer sua obra. “Cleomar Brandi não era sergipano, mas produziu muita coisa sobre o Estado e construiu um trabalho marcante na literatura e no jornalismo de Sergipe. É por esses e outros motivos que essa é uma justa homenagem”, diz.
Para o amigo e jornalista, Gilson Sousa, homenagear Cleomar é uma alegria imensa, já que ele é merecedor de todas essas homenagens. “É muito satisfatório poder homenageá-lo. Ele é merecedor de tudo isso, pois foi um grande jornalista, um grande produtor cultural, e é claro, uma grande pessoa”, elogiou Gilson, que ainda disse que trouxe poemas inéditos para serem lidos na roda. “Cleomar era conhecido por suas crônicas, mas ele deixou um grande legado, também, de poemas”, afirmou.
Pela primeira vez presente na roda, a arte-educadora Yvana Mota Soares elogiou a iniciativa do Proler em promover esses encontros. “Essa iniciativa é maravilhosa, pois aumenta o nosso conhecimento e aumenta o nosso contato com esses grandes escritores. Tenho certeza que a aprendizagem será grande”, dialogou.
Sobre Cleomar Brandi
Cleomar Brandi nasceu no dia 18 de janeiro de 1946, na cidade de Ipiaú, na Bahia. Filho de Waldemar Brandi e Cleonice Ribeiro Brandi, ele começou sua atuação no jornalismo ainda na Bahia, no Instituto de Radiodifusão Educativa.
Mudou-se para Aracaju e compôs a equipe que colocaria no ar a única emissora de TV pública do estado – a Aperipê. Trabalhou ainda na TV Sergipe, TV Jornal, no Jornal de Sergipe, na Delmar FM e na TV Caju. Ele também foi correspondente da revista Veja e atuou na diretoria de comunicação do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE). Em 2009, lançou seu livro ‘Os segredos da loba’, e em 2011 escreveu sua última crônica de despedida intitulada ‘A última saideira’.
Roda de Leitura
Todos os meses, o projeto homenageia todos grandes escritores da literatura em Sergipe. Ocorre em todas as primeiras e terceiras terças-feiras de cada mês, em horários alternados, e promove um estudo completo e aprofundado dos autores escolhidos, levando em consideração, principalmente, sua produção literária e sua influência na sociedade.
Entre os escritores que já passaram pelo debate estão Gabriel Garcia Márquez, Ferreira Gullar, Cíntia Moscovich, Carlos Felipe Moisés, Manoel de Barros, Guy de Maupassant, entre muitos outros. Os gêneros textuais escolhidos são, em sua maioria, as narrativas breves e poemas, para não haver a necessidade dos participantes conhecerem previamente.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Público debate obra de Cleomar Brandi durante Roda de Leitura – Fotos: Ascom/Secult