[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A partir desta segunda-feira, 5, a  Secretaria de Estado da Educação (SEED) vai aplicar a Prova Brasil, que faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), nas escolas das redes pública e privada de Sergipe. Mais de 300 mil alunos do ensino fundamental estarão participando das provas, que acontecem até o dia 20 de novembro. A avaliação tem como objetivo produzir informações sobre o ensino oferecido nas escolas.

"É importante que todos participem, pois é com essas informações que será possível calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica", destacou Joniely Cheyenne, uma das responsáveis pela coordenação estadual, juntamente com a técnica Raquel Azevedo.

A Prova Brasil tem como finalidade auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros destinados ao ensino fundamental. A avaliação, que oferece resultados detalhados sobre os estados, municípios e escolas participantes, é destinada aos alunos de 4ª ou 5ª e da 8ª ou 9ª séries do ensino fundamental.

Diferente da Prova Brasil, o processo de avaliação do Saeb é realizado por amostras. Participam do Saeb alunos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio regular, das redes pública e privada. "Os resultados servem de base para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica nacional e dos estados, em conjunto com as taxas de aprovação escolar", acrescentou Joniely.

Provas

As provas aplicadas são de Língua Portuguesa e Matemática, com questões elaboradas a partir do que está previsto para as séries avaliadas nos currículos de todas as unidades do país, atendendo recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Além das provas, os alunos responderão a um questionário para coletar informações sobre o contexto social, econômico e cultural.

Para a aplicação das provas, a Secretaria de Estado da Educação está capacitando, em parceria com a Fundação Cesgranrio, seis multiplicadores e 154 professores e técnicos, que estarão em sala de aula acompanhando os alunos. A realização das provas ocorre em regime de parceria entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Ministério da Educação (MEC), unidades da Federação e municípios, que formalizam sua participação por meio de assinatura de Termo de Adesão sem nenhum custo. As avaliações servem para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e para participar dos programas baseados nas metas previstas pelo programa ‘Compromisso Todos pela Educação’ do MEC.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.