Propostas e eleição de delegados marcam Conferência de Assistência Social
Foi encerrada nesta quinta-feira, 26, X Conferência Estadual de Assistência Social, promovida pelo Conselho Estadual da Assistência Social (Ceas) e pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides). Durante a manhã, os conferencistas selecionaram as propostas para compor o relatório final a ser encaminhado à IX Conferência Nacional de Assistência Social, que acontecerá em Brasília.
As propostas foram baseadas em seis eixos temáticos: Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social; Vigilância Socioasssistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação; Gestão do Trabalho; Gestão dos Serviços, Programas e Projetos; Gestão dos benefícios do Suas; e Regionalização.
Já durante a tarde, foram eleitos 24 delegados que representarão Sergipe na etapa nacional. O evento apresentou o tema ‘A Gestão e o Financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)’ e aconteceu no Hotel Riverside, em Aracaju.
A presidente do Ceas, Josefa Assunção, avaliou a conferência positivamente. “A conferência foi muito gratificante, positiva, vai refletir muito no decorrer dos tempos, pois ficou claro o compromisso, a responsabilidade, o propósito de querer, conhecer e vivenciar o momento de aprendizado da conferência. Queremos dizer que a Seides teve um papel muito importante nesse evento pela colaboração da equipe técnica, da gestão e fez acontecer. Só temos agradecer por esse esforço, pois foi muito gratificante”.
Sônia Lima Azevedo, diretora do departamento de Assistência Social da Seides disse que o evento foi um sucesso. “A avaliação dessa Conferência foi mais que positiva, foi um sucesso em relação à participação dos usuários do Suas, dos delegados, além dos convidados e observadores. A participação foi maciça, não tivemos evasão e todos estavam muito comprometidos, principalmente nas deliberações. Os seis eixos foram muito debatidos, inclusive sobre o financiamento, na ampliação do cofinanciamento, em relação a gestão do trabalho, a questão de concurso público. Outro destaque foi a deliberação de não ter mais Creas regionalizado e sim municipal”.
Delegados
A assistente social de Umbaúba, Inácia Brito, foi eleita delega pela segunda vez para representar Sergipe na Conferência Nacional. “Para mim foi super importante ser eleita e poder representar o governo, pois vou poder ter a oportunidade de levar as propostas aprovadas por Sergipe, defender essas propostas no sentido de ajudar na consolidação do Suas no país. Essa experiência será muito rica, onde o controle social tem espaço e as pessoas da sociedade civil e o governo estarão em Brasília para contribuir no processo de construção e de implementação da política nacional de assistência social.
A delegada eleita para etapa nacional Caroline Carvalho, psicóloga de Feira Nova destacou a expectativa para o momento. “As propostas foram muito ricas, completas e demonstram o anseio de Sergipe. Para mim, poder estar lá presente vai ser uma honra. Das propostas eleitas, achei muito interessante a questão da criação de cargos e salário e ampliação dos programas, principalmente para Feira Nova.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Propostas e eleição de delegados marcam Conferência de Assistência Social – Fotos: Edinah Mary/ Seides