[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O i-Gesp – Sistema de Gestão Pública Integrado concluiu na última semana uma importante fase do seu processo de implantação, com a elaboração da Proposta Orçamentária do Estado de Sergipe para o exercício de 2011, seguindo os padrões estabelecidos pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Em operação desde julho deste ano, o i-Gesp está sob a coordenação da Secretaria de Estado da Fazenda, apoiada, nesta fase inicial, pela Secretaria de Estado do Planejamento e pela Controladoria Geral do Estado, e irá substituir diversos sistemas atuais, com destaque para o Safic (Sistema de Administração Financeira e Contabilidade), que possui uma tecnologia antiga e vem atendendo precariamente as necessidades atuais de gestão.
 
Além de garantir o cumprimento das normas prescritas pela STN, o i-Gesp simplifica os procedimentos que se seguem à elaboração do orçamento, culminando com a prestação de contas, ao final do exercício. Por ser integrado, assim que o Orçamento for aprovado pelo Legislativo, no final deste ano, o sistema estará pronto para iniciar sua execução, não demandando esforços de migração de dados de um sistema para outro, com todas as dificuldades que isso acarretava.

O coordenador do Projeto i-Gesp, Cláudio Luiz da Silva, ressaltou o empenho dos órgãos que fazem a administração estadual para o sucesso dessa primeira fase de implantação do novo sistema. “Quero destacar o esforço de órgãos como a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas, que mesmo pertencendo a outros poderes entenderam a importância do i-Gesp e se empenharam em aprender a usar a nova ferramenta e a elaborar o Orçamento observando as regras do novo modelo. Neste sentido, destaco também o esforço do Ministério Público, da Defensoria Estadual e dos demais órgãos do Poder Executivo”.

Cláudio Luiz explicou ainda que o i-Gesp permitirá um melhor gerenciamento dos recursos públicos. “O i-Gesp representa um salto de qualidade, porque o gestor público passa a trabalhar com um orçamento mais detalhado, transparente, integrado e com dados em tempo real, tanto da receita quanto da despesa do Estado, permitindo uma visão melhor da realidade para a tomada de decisão”, complementou.

Concluída a elaboração do Orçamento 2011, os trabalhos de implantação do i-Gesp irão priorizar os módulos da segunda fase, que compreende a execução orçamentária, o controle financeiro, a contabilidade e a prestação de contas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.