[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o objetivo de capacitar técnicos e consultores quanto às legislações, decretos, instruções e informações para as boas práticas ambientais, a Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese) iniciou nesta quinta-feira, 25, o I Curso de Capacitação para Gestão Ambiental do Combate à Pobreza Rural (Prosperar). O evento, a ser realizado nos dias 25 e 26 deste mês e no dia 2 de dezembro, conta com a participação de 49 profissionais.

Palestras; debates; oficinas e mesa-redonda são algumas das atividades desenvolvidas durante os três dias do curso. No encerramento, os participantes vão apresentar um parecer ambiental dos projetos em tramitação no ‘Prosperar’. A iniciativa da Pronese tem por objetivo tornar mais rápida e simplificada a liberação da licença ambiental para os projetos desenvolvidos pelo Programa de Combate à Pobreza Rural.

“Nossa perspectiva é que técnicos e consultores do Programa tenham um olhar ambiental do início ao fim da implementação dos projetos comunitários, o que vai facilitar as solicitações de liberação da licença ambiental”, explica Carlos Hermínio de Aguiar Oliveira, durante abertura do evento.

Um dos palestrantes desse primeiro dia de curso foi o secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nunes, que fez uma exposição sobre os procedimentos necessários para solicitação do Licenciamento Ambiental, junto à Adema. Genival elogiou a iniciativa da Pronese em realizar um seminário como este que “procura deixar transparente as regras ambientais dentro da ação da Empresa, ainda mais com o tamanho da responsabilidade que a Pronese tem junto às comunidades do interior sergipano”. O secretário fez ainda uma análise das dificuldades do processo de licenciamento, e colocou a Secretaria de Meio Ambiente e a Adema à disposição para “encontrar os melhores caminhos e soluções sem desrespeitar em nenhum momento a lei. Essa é a grande vantagem de um governo sério”.

Atualmente a Pronese dispõe de um Núcleo Técnico de Garantia Ambiental (NTGA), com sete profissionais, coordenados pelo técnico Edmilson Araújo. Segundo Edmilson, o Núcleo foi criado para analisar a viabilidade técnico-ambiental dos projetos comunitários e capacitar comunidades beneficiadas com os programas e projetos implementados pela Empresa.

“A capacitação, por exemplo, promove os meios necessários para modernizar e tornar mais competitiva a agricultura familiar, sem descuidar dos aspectos inerentes à gestão, manutenção, operação e preservação do meio ambiente, como o manejo e a conservação do solo. Em dois meses de trabalho foram mais de 40 comunidades capacitadas e orientadas sobre práticas do descarte do óleo queimado usado nos tratores agrícola; do destino dos pneus velhos”, disse.

A meta do NTGA é expandir a prática ambiental para todos os projetos da Pronese, por meio da capacitação de técnicos e consultores da empresa, reforça Edmilson.

Programação

O Curso de Capacitação em Gestão Ambiental está sendo realizado na sede da Pronese. Confira a programação desta sexta-feira, 26.

<!– /* Font Definitions */ @font-face {font-family:”Cambria Math”; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:1; mso-generic-font-family:roman; mso-font-format:other; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:0 0 0 0 0 0;} @font-face {font-family:”Arial Narrow”; panose-1:2 11 6 6 2 2 2 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:647 2048 0 0 159 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:””; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:”Times New Roman”,”serif”; mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-size:10.0pt; mso-ansi-font-size:10.0pt; mso-bidi-font-size:10.0pt;} @page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} –>

Sexta-feira

26/11

 

HORA

 

 

TEMÁTICA/ATIVIDADES

PROCED. E RECURSOS DIDÁTICOS

 

MEDIADOR

 

RESPONSÁVEL

07:30h

Segurança do Trabalho:

Normas aplicáveis ao subprojetos do PCPR

Exposição e debate

Cícero Barreto

NTGA

Fábio Soares

 Mestrando UFS

09:00h

Intervalo para o cafezinho

09:10h

Vigilância Sanitária:

Pequenas unidades de prod. de alimentos

Exposição e debate

Nabuco Bomfin

NTGA

Superintendente

Anvisa

10:40h

Intervalo para o cafezinho

10:50

Tanques redes:

Procedimentos para a instalação.

Exposição e debate

Armando Moreno

Superintendente

Seap.

12:20h

Intervalo para o cafezinho

11:30h

Inovações na agricultura familiar:

Empreendimentos sustentáveis

Exposição e debate

Cezar Valadares

Dirope

Superintendente

Embrapa

13:00h

Encerramento do 2ºdia da 1ªEtapa do 1ºCurso de Gestão Ambiental do PCPR

Cezar Valadares

Dirop

 

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.