[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese) iniciou cadastramento dos agricultores que pretendem aderir ao Garantia-Safra (GS) em 2012. A Pronese, que é vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, pretende cadastrar 1.200 famílias de agricultores atendidas pelo Programa de Crédito Fundiário. O cadastramento será feito no período entre outubro de 2011 a 30 de janeiro de 2012.

O GS é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) em parceria com os Governo de Sergipe e prefeituras, visando garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios que sistematicamente sofrem com a perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas ocasionadas pelas mudanças climáticas. O benefício só é valido para os municípios localizados na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Para o Garantia-Safra funcionar, é necessário que, anualmente, estado, municípios e agricultores localizados na área de atuação da Sudene façam adesão ao GS. O cadastramento é feito um anos antes do período de produção. A previsão é de que cada família cadastrada receba o valor de R$ 680,00, parcelado em até quatro vezes.

Os agricultores que aderirem ao GS nos municípios em que forem detectadas perdas de, pelo menos, 50% da produção de arroz, feijão, mandioca, milho ou outras atividades agrícolas de convivência com o Semiárido, receberão a indenização prevista pelo Garantia-Safra diretamente do Governo Federal, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.