Pronatec inicia cursos de qualificação profissional em Capela
Foram iniciados no município sergipano de Capela nesta segunda-feira, 16, os cursos de qualificação profissional para formar auxiliares de cozinha e confeiteiros executados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal, através de convênio firmado com o Senac e Senai.
Até o momento, o Pronatec disponibiliza 1.420 vagas de qualificação profissional em 29 cidades sergipanas. A intenção é ampliar para 50 municípios. A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) tem a função de intermediar a articulação entre o Governo Federal e os municípios para facilitar a inserção da população nos cursos. As vagas são ofertadas a pessoas de baixa escolaridade inclusas no Cadastro Único e que sejam, prioritariamente, extremamente pobres.
A aluna do curso de auxiliar de cozinha, Maria Clara dos Santos, de 45 anos, disse estar muito satisfeita com a chance. “Atualmente trabalho como auxiliar de serviços gerais em um hospital, mas minha vontade é abrir o meu próprio negócio no ramo de alimentação. Tenho muita vontade de trabalhar servindo quentinhas e marmitas, por isso esse curso de auxiliar de cozinha será fundamental para mim”.
Para Márcio Lima, a oportunidade de poder ter uma qualificação é fundamental, já que atualmente, encontra-se desempregado. “Em meu último emprego trabalhei como serviços gerais, em seguida fui promovido a auxiliar de cozinha, porém não tinha qualificação. Gostei muito dessa área, por este motivo, resolvi me qualificar com esses cursos ofertados pelo Pronatec”.
Auxílio e inscrições
O técnico do departamento de Renda e Cidadania da Seides, Melquíades Freitas, destacou que os alunos receberão, além da qualificação profissional, um auxílio estudantil do Governo Federal.
“Cada hora aula frequentada valerá R$ 1 de auxílio estudantil para o aluno. O controle será feito de acordo com a lista de frequência do Senac e Senai. Esse auxílio é repassado para que o aluno possa custear, por exemplo, o meio de transporte para o local do curso”.
A secretária de Assistência Social de Capela, Ana Carla Santana Santos, disse que os participantes dos cursos estão super dispostos a receber o novo aprendizado. “Sempre será muito bem vinda a qualificação profissional para a população do nosso município. Agradecemos muito a inserção de Capela na lista das cidades beneficiadas. Até o final do ano, 160 pessoas serão beneficiadas através de oito cursos ofertados aqui”.
Inscrições
Os interessados em participar das capacitações devem procurar as Secretarias de Assistência Social dos municípios e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) munidos de RG, CPF, comprovante de residência e Número de Inscrição Social (NIS).
Entre os cursos ofertados estão de cabelereiro, manicure e pedicure, garçom, auxiliar de confeitaria, cuidador de idoso, vendedor, auxiliar de cozinha, cuidador infantil, agente de informação turística, recepcionista em meios de hospedagem, empregada doméstica, costureiro, camareira em meio de hospedagem, depilação e maquiador, de encanador, aplicador de revestimento cerâmico, carpinteiro, pedreiro, pintor, eletricista e bombeiro hidráulico.
“O Senac irá ofertar quatro cursos para Capela, entre eles auxiliar de cozinha, auxiliar de confeitaria, manicure-pedicure e depilador. O de auxiliar de cozinha começa hoje e tem carga horária de 220 horas. Ofertamos toda estrutura física e material para que os alunos possam ter um conhecimento de qualidade. Manteremos o acompanhamento e monitoramento dos cursos durante todo o período de aulas”, explicou a coordenadora do Pronatec no Senac, Fernanda Mercês.
Cidades beneficiadas
Inicialmente os municípios beneficiados são: Umbaúba (4 turmas), Porto da Folha (3 turmas), Poço Verde (3), Nossa Senhora de Lourdes (2), Maruim (2 ), Indiaroba (4), Ilha das Flores ( 2), Estância (7), Arauá (2) e Aquidabã (1) Capela (5) Indiaroba (40), Poço Verde(40), Canindé de São Francisco (40),Japaratuba (40), Pacatuba (40), Neópolis (40), Santa Luzia do Itanhi (40), Poço Redondo (40), Riachão do Dantas (80),Ilha das Flores (40), Nossa Senhora de Lourdes (40), Aquidabã (40), São Francisco (40),Brejo Grande (40), Cristinápolis (40), Arauá (40), São Miguel do Aleixo (20) e Nossa Senhora Aparecida (20).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Pronatec inicia cursos de qualificação profissional em Capela – A secretária de Assistência Social de Capela
- Ana Carla Santana Santos