[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na próxima quarta-feira, 29, acontece o II Sergipe Export, ação realizada pela Comissão de Comércio Exterior de Sergipe (CCE-SE), através da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES). O evento – aberto ao público – acontece na próxima quarta-feira, 29, das 8h às 18h, no auditório da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise), e tem o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec), que coordena a CCE-SE.

A Comissão, entre outras atribuições, é responsável por desenvolver ações para que Sergipe possa expandir suas exportações e aumentar sua inserção no mercado internacional. Uma dessas ações é justamente o II Sergipe Export. De acordo com o secretário Jorge Santana, da Sedetec, é preciso estimular os empresários a avaliar oportunidades, e o II Sergipe Export é um evento que sinaliza o esforço do governo neste sentido.

“Desde o ano passado, com o advento da crise econômica internacional, a balança comercial sergipana voltou a ficar negativa, o que nos incentiva a aumentar os esforços para mobilizar e incentivar os empresários do Estado a avaliarem as oportunidades oferecidas pelo mercado externo. O Sergipe Export é mais uma ação com este objetivo”, comentou.

Na abertura do evento, a Sedetec apresentará o resultado da pesquisa Perfil do Comércio Exterior de Sergipe, que foi encomendada pela própria Secretaria para mostrar as características das empresas exportadoras do Estado.

A CCE-SE reúne diversas entidades que possuem interface com o comércio exterior, para promover a cultura de exportação junto aos empresários sergipanos, mobilizando os agentes envolvidos e elaborando propostas de políticas para o comércio exterior.

Depois da apresentação da pesquisa, o tema será Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), apresentado pela FIES/Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Logo após, a coordenação do Centro Internacional de Negócios do Ceará profere a palestra Desenvolvimento do Comércio Exterior no Ceará: a experiência de quem já fez. A palestra antecipa a apresentação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que tem como tema Importância da Identificação de Mercados.

À tarde, a programação continua com a palestra Internacionalização de Empresas, proferida por um representante do Sebrae. Em seguida, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aborda o tema Apoio à Exportação, antecedendo a palestra Desafios do Comércio Exterior de Sergipe Frente à Crise Econômica Mundial, ministrada pelo presidente do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Saumíneo Nascimento.

Para participar do evento, é necessário fazer uma inscrição, que é gratuita, pelo site http://www.fies.org.br. O auditório da Codise, onde acontece o evento, fica localizado na avenida Heráclito Rollemberg, 4444. Distrito Industrial de Aracaju (DIA). Mais informações pelos telefones (79) 3226-7412 / 7405. 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.