Projetos da Semarh são selecionados ao Prêmio ANA 2012
O estado de Sergipe é semifinalista no Prêmio da Agência Nacional de Águas (Prêmio ANA) deste ano. Dentre o universo de projetos inscritos para concorrer ao grande prêmio na área de Recursos Hídricos, o menor Estado da Federação se destaca em nível nacional concorrendo nas categorias Governo e Organismos de Bacias com projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
Somente este ano, a ANA avaliou 363 trabalhos inscritos, sendo que, entre os 44 trabalhos semiclassificados para o prêmio, dois são de Sergipe. O primeiro trabalho que concorre à categoria Governo é o Atlas Digital sobre os recursos hídricos de Sergipe, versão 2012. O atlas reúne e integra em Banco de Dados mais de 100 mil informações digitais, que auxiliam a gestão dos recursos hídricos no estado. São informações relativas à infraestrutura hídrica (poços tubulares, barragens, adutora), hidrografia, uso da terra, águas subterrâneas, rodovias, limites municipais, bacias hidrográficas, relevo, geologia dentre outras. Estão incluídas ainda imagens do satélite SPOT e um modelo digital de elevação do terreno de todo o estado.
O segundo projeto classificado na categoria Organismo de Bacias é o do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba, realizado em parceria com a Semarh. Com o tema, Água para Consumo Humano, o trabalho focou a importância da água nos aspectos quantitativo e qualitativo para o consumo humano da população. Na prática, um amplo trabalho de Educação Ambiental foi realizado entre as comunidades residentes no entorno da Bacia do Rio Japaratuba. A iniciativa do projeto envolveu o poder público, a sociedade civil e o usuário da água.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes Silva, comemora o fato do Governo do Estado ter visibilidade no cenário nacional em várias vertentes da gestão ambiental. “A pré-classificação ao Premio ANA 2012 simboliza o esforço do Governo de Sergipe na implantação da política de recursos hídricos e é mais uma satisfação para o povo de Sergipe”, afirma.
“Este resultado já é um prêmio para todos nós sergipanos, pois representa um indicativo de ações positivas vivenciadas pelo povo, através da implementação de políticas públicas e que são observadas lá fora. O grande marco é que essas ações do Governo do Estado estão concorrendo com agendas positivas de outros estados do Brasil e nós estamos entre as melhores das melhores. De 363 trabalhos estamos entre os 44 semiclassificados e isso já é maravilhoso”, enfatiza.
O superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton Rocha, também comemora a boa nova. “A ANA é muita rigorosa no critério de seleção. O fato de dois projetos de Sergipe estarem entre os classificados é uma demonstração da qualidade dos trabalhos e um reconhecimento de que eles podem ser reaplicados na esfera Federal”.
Troféu
Na próxima etapa da seleção, a Comissão Julgadora selecionará três iniciativas finalistas e as vencedoras para cada uma das categorias.
A solenidade de premiação está prevista para ocorrer em dezembro deste ano, no auditório da Caixa Cultural de Brasília. Os oito vencedores receberão o Troféu Prêmio ANA, concebido pelo mestre vidreiro italiano Mario Seguso, exclusivamente para a premiação. Os finalistas viajarão para Brasília, com as despesas pagas, para participar da solenidade.
Critério
Foram premiados os trabalhos voltados para o estímulo de ações que combatessem à poluição e o desperdício que apontassem caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos brasileiros. Desde 2006, a Agência Nacional de Águas promove a premiação a cada dois anos.
São Paulo foi o estado com o maior número de selecionados: 9. Além de Sergipe, com dois (2) trabalhos, as outras unidades da Federação que estão na disputa são: Minas Gerais (6), Rio Grande do Sul (6), Bahia (3), Santa Catarina (3), Ceará (2), Distrito Federal (2), Paraná (2), Pernambuco (2), Rio de Janeiro (2), Acre (1), Espirito Santo (1), Mato Grosso do Sul (1), Pará (1) e Roraima (1).
Histórico
Em sua primeira edição, em 2006, o Prêmio ANA teve três temas em disputa: “Gestão de Recursos Hídricos”, “Uso Racional de Recursos Hídricos” e “Água para a Vida”. À época, 284 trabalhos se inscreveram. Na segunda edição, em 2008, o tema foi único: “Conservação e Uso Racional da Água”. Na ocasião, participaram 272 iniciativas em seis categorias. O último Prêmio ANA, em 2010, contou com 286 trabalhos inscritos no tema “Água: o Desafio do Desenvolvimento Sustentável” em sete categorias.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Projetos da Semarh são selecionados ao Prêmio ANA 2012 – Foto: Ascom/Semarh