[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Boa notícia para os agentes culturais da área do livro, leitura e literatura. Os cinco autores sergipanos que foram contemplados com o Edital de Obras Literárias terão seus livros publicados a partir do mês de outubro. O edital foi uma ação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Banco do Estado de Sergipe (Banese) e com a Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), através de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre as instituições.

As publicações começarão em outubro e será uma a cada mês. A primeira obra contemplada será ‘Caderno de Exercícios’, do autor Ivilmar Gonçalves, que foi vencedor da categoria Poesia. Posteriormente será publicado o livro ‘Laura’’, de Ronaldo de Lima, na categoria Infanto-Juvenil; ‘Minha querida Aracaju aflita’, de Zeca Olho Grande, na Categoria Crônicas será publicado em novembro. Já em dezembro, será impresso ‘Lemniscata’ de Camilo Marcus, na categoria Romance e, por fim, ‘Terra Xocó: um espaço com expressão de um povo’, de Francisco Alves, vencedor da Categoria Técnico-Científica.

Para a secretária de estado da Cultura, Eloísa Galdino, é com imensa satisfação que a Secult anuncia a produção dos livros. A expectativa agora é criar outros editais do gênero para beneficiar outros escritores.

“Este edital dialoga com uma necessidade do mercado sergipano, que é o estímulo a uma nova produção literária, uma produção atual, de quem escreve e precisa fazer com que o produto de seu trabalho chegue aos leitores de Sergipe. É uma iniciativa importante e nós entendemos que ela vem para cumprir um papel fundamental dentro da nossa política do livro e da leitura. Por isso é tão bom poder anunciar a publicação destes livros”, afirma a gestora.

Sobre o edital

O Edital de Obras Literárias foi lançado em 2010 e procurou garantir o apoio para o lançamento e publicação de obras, além do incentivo a circulação e formação de novos leitores, propondo para Sergipe uma mudança na política cultural no âmbito do editorial.

Entre as categorias que concorreram a publicações estavam poesia, conto, crônica, literatura infanto-juvenil e livros técnico científicos. Ao todo, 40 obras foram inscritas para o edital, vindas de autores de diversos pontos do estado. A comissão avaliadora, formada por representantes da Secretaria de Estado da Cultura e da Segrase, averiguou se as obras submetidas estavam em conformidade com as necessidades do edital.

Aqueles que estavam totalmente de acordo com as exigências do processo foram encaminhados a uma comissão de seleção formada por 18 jurados, que analisaram critérios de como atualidade, abrangência e adequação do tema e do conteúdo ao gênero de literatura; relevância técnico-científica ou cultural; caráter inovador da obra; adequação da linguagem de acordo com o gênero e avaliação global da qualidade da obra.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.