[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Projeto Técnico Social, executado por meio de uma parceria da Prefeitura de Aracaju e Caixa Econômica Federal, vem sendo desenvolvido nos bairros da capital onde o poder público municipal está executando obras de infra-estrutura. Coordenado pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) e Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), o projeto representa atividades que remetem à mobilização social, educação ambiental, educação para o trânsito e capacitação profissional, através de cursos e palestras.

No início desta semana, dia 21, acompanhando o andamento das obras estruturantes do bairro Santa Maria, a Fundat abriu duas turmas profissionalizantes, com 20 alunos cada, para os cursos de Cabeleireiro e Artesanato em Bisqui. Esses cursos fazem parte do Projeto Técnico Social, visando à capacitação dos moradores que estão vinculados à obra física no Santa Maria, envolvendo macro-drenagem do conjunto Padre Pedro e contenção do Morro do Avião.

A coordenadora da Fundat, Marta Rocha, informa que preparar pessoas para o mercado de trabalho e estimular a inclusão social é o maior objetivo desse projeto. “A importância desses trabalhos para a comunidade é a participação durante a execução dos dois projetos que vão capacitar a comunidade e melhorar a estrutura física do bairro”, disse a coordenadora.

Para Márcia Regina Bonfim, 29 anos, auxiliar de produção de uma Cerâmica, poder aprender a profissão que ela almejava era um sonho. “Eu quero é me profissionalizar na área de cabeleireira, porque eu gosto. O curso é ótimo e as aulas teóricas já estão terminado. Eu não vejo a hora de chegar dia 26 para começarem as aulas práticas. Meu sonho vai se realizar graças ao meu prefeito Marcelo Déda”, comenta Márcia.

Mercado de trabalho
Segundo a instrutora do curso para cabeleireiros Ana Lúcia Santos Neves, o curso vai capacitar novos profissionais para o mercado de trabalho. “Essa capacitação profissional que está sendo desenvolvida aqui é muito importante, porque vai gerar renda para essas mães carentes”, afirma a instrutora.

O curso básico para cabeleireiro tem carga horária de 100 horas e as aluas vão das 8h ás 12h, durante toda semana, com previsão para encerrar no dia 26 de outubro. Já o curso de artesanato em bisqui é realizado no período da tarde, nas segundas, quartas e sextas, das 14h ás 17h, com carga horária de 60 horas. As aulas estão sendo ministradas na Unidade de Qualificação da Fundat, rua B7, número 46, bairro Santa Maria.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.