Projeto Sergipanidade acontece no próximo dia 29
O fortalecimento da cultura local é uma das principais missões abraçadas pela Fundação Aperipê (Fundap). Para tanto, entre outras ações voltadas para a valorização dos nossos maiores valores, as emissoras da Fundap dedicam um dia inteiro de sua programação mensal ao artista sergipano. No mês do folclore, o projeto Sergipanidade se volta para a nossa tradição e apresenta uma programação especial, pautada pelas manifestações populares de Sergipe.
O ensino do folclore nas escolas, a ‘folk comunicação’ e a institucionalização das manifestações populares e os pontos de cultura serão os temas abordados nessa edição do ‘Sergipanidade’, marcado para o dia 29 de agosto. Na programação musical, grupos que conjugam uma pegada pop à cultura popular.
Fala Mestre
Uma das surpresas preparadas pela Aperipê FM para celebrar o sentimento de sergipanidade é o especial Fala Mestre, cuja matéria prima foi capturada durante o projeto ‘Agosto para Todos’ – que ocorreu durante os dias 15 e 22 em Aracaju, São Cristóvão e Laranjeiras. No programa, a experiência de mestres da cultura popular, que dividiram o conhecimento acumulado em tantos anos de brincadeiras entre si e com o público.
De acordo com a responsável pelo especial, Isabela Raposo, a ideia do ‘Fala Mestre’ é dar voz aos agentes da cultura popular, uma forma de manter um intercâmbio entre os personagens do segmento. “Com o ‘Fala Mestre’, o público ainda não familiarizado com as manifestações culturais que acorrem nessas cidades puderam erriquecer o conhecimento por meio dessa troca de saberes”, disse Isabela.
Para ela, o projeto criado pela Fundap é mais uma forma de evidenciar as personalidades e a produção cultural dos sergipanos, fortalecendo a identidade cultural do Estado. “Entendo o projeto Sergipanidade como uma ferramenta para o conhecimento de nossa cultura, tendo como principal meta produzir um sentido de saber e de se reconhecer. Ao dedicar um dia inteiro de sua programação a manifestações intimamente ligadas aos sergipanos, como a música e as manifestações populares, estamos caminhando para a compreensão da diversidade cultural que é comum a nossa existência”, explica.
Projeto Sergipanidade
As emissoras da Fundap dedicam um dia inteiro de sua programação mensal, voltada exclusivamente para a cultura sergipana, desde maios de 2009. Através do projeto Sergipanidade, a Aperipê promove a arte sergipana com entrevistas, pocketshows, coberturas ao vivo e debates.
O objetivo do ‘Sergipanidade’ é apresentar todas as vertentes da nossa arte partindo da música e visitando outros campos, como o teatro e as artes visuais. O ‘Sergipanidade’ é mais uma iniciativa da Fundação Aperipê idealizada para promover a reflexão e os valores de nossa terra.