[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Após um ano cheio de atividades, incluindo cursos e oficinas, 300 crianças e adolescentes atendidos pelo projeto Recriando Caminhos comemoraram na manhã de hoje, 14, o encerramento do ano letivo na Escola Municipal General Freitas Brandão. A programação de hoje envolveu apresentações dos alunos que participaram das oficinas de dança, teatro, música durante o ano de 2005, além de muitas brincadeiras e jogos recreativos.

O Projeto Recriando Caminhos é executado através de uma parceria da Ong Missão Criança Aracaju com o Instituto e Creche Menino Jesus, Ação Social São Lourenço, Centro de Referência Risoleta Neves, Santa Maria/Freitas Brandão e Secretaria Municipal de Educação de Aracaju. O projeto conta com o financiamento da Petrobras, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o apoio da Prefeitura de Aracaju.

Segundo Eliane Aquino, presidente da Ong Missão Criança, houve uma grande evolução no comportamento das crianças e adolescentes inseridos no projeto. “Os meninos se interessam muito pelas atividades desenvolvidas. O desempenho deles na escola melhorou muito. A jornada ampliada funciona muito bem, espero que em breve se transforme em uma política pública”, diz Eliane.

De acordo com a psicóloga Aline Maciel, a cada ano há uma evolução, pelo próprio processo de continuação que o Recriando Caminhos proporciona aos alunos inseridos. “Esse ano, assim como os outros, foi bem positivo. Nós percebemos a evolução das crianças e dos adolescentes, principalmente porque o projeto resgata a cidadania desses meninos”, ressalta a psicóloga.

Para Washington da Silva Santos, 10 anos, e Tatiana Araújo, 13, o projeto Recriando Caminhos trouxe várias oportunidades de lazer e aprendizado. “Eu gosto muito das aulas de capoeira, futebol e da banda. Por mim eu não teria férias”, comenta o garoto. “Antes eu tinha muita dificuldade para a leitura. Agora aprendi a ler de verdade e gosto muito também das aulas de dança e ginástica. É muito bom estar aqui desde o começo do Recriando”, afirma Tatiana.

Até o final da semana, a Ong Missão Criança estará fazendo o encerramento do ano letivo do Recriando Caminhos nas unidades do Instituto e Creche Menino Jesus, Ação Social São Lourenço e Centro de Referência Risoleta Neves. No sábado, 17, os alunos irão fazer uma apresentação especial para os pais na Escola Municipal Laonte Gama, no bairro Santa Maria. Em fevereiro de 2006 o projeto Recriando Caminhos retoma suas atividades.

O Recriando Caminhos atende hoje em Aracaju cerca de mil crianças e adolescentes. O projeto teve início em setembro de 2002, com o objetivo de implantar um modelo de educação complementar que garanta a crianças e adolescentes o acesso ao lazer, à cultura, ao esporte e à educação.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.