Projeto político-pedagógico integra alunos e comunidade nas atividades de escola municipal
“Toda essa interação faz parte do projeto político-pedagógico da escola. A sociedade exige que você entenda os acontecimentos. Nós trabalhamos com temas para que no dia-a-dia os meninos entendam o mundo de trabalho, o mundo social. Já ficou claro que a escola hoje vai além, ela precisa informar bem, e fazer projetos de conscientização com as crianças é uma das melhores maneiras”, declarou a coordenadora Geral da unidade de ensino, Leila Argollo.
Um dos temas de maior destaque nos projetos desenvolvidos pela escola é a promoção da igualdade racial e étnica. Além dele, a escola também desenvolve projetos de conscientização ambiental, de respeito à mulher, de disseminação da cultura indígena e do folclore nordestino. Todos os temas são repetidos semestralmente, no entanto as abordagens são diversificadas cada vez que eles são trabalhados.
“O trabalho contra o preconceito tem que começar desde cedo, desde a educação infantil. A conscientização ambiental também vai além. Não se trata apenas de repreender quando a criança joga papel no chão, mas ensiná-la porque o papel não deve ser jogado”, afirmou a coordenadora.
Ano letivo
Para iniciar o ano letivo de 2005, a primeira atividade da escola Maria Clara Machado não foi apenas voltada para os estudantes da unidade de ensino, mas para toda a comunidade do bairro Santos Dumont. Na praça Ulisses Guimarães, localizada próximo à escola, foi comemorado pelo segundo ano consecutivo o Dia Municipal da Consciência Negra, em homenagem a João Mulugum, herói sergipano que lutou pelos direitos dos negros em Sergipe.
O ano letivo para os estudantes da escola, no entanto, começará com o Aulão Inaugural do Clube das Mães, dia 28 de janeiro. “No aulão inaugural, as crianças já entram no ritmo dos projetos da escola, com a dinâmica dos trabalhos. Durante o aulão, elas têm liberdade para brincar, ouvir e colocar o que elas pensam em discussão. Trabalhar com elas é fácil, apenas precisamos tratá-las com respeito”, comentou Leila Argollo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Projeto políticopedagógico integra alunos e comunidade nas atividades de escola municipal – Foto: Wellington Barreto