[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O diretor de projetos e parcerias do Conselho Britânico, Pedro Hagel, foi responsável pela última apresentação da 1ª Reunião Ordinária do Consed de 2010, que está acontecendo desde a manhã de quinta-feira, 25, no Quality Hotel, em Aracaju. Ele explanou sobre as ações do Projeto Liderança nas Escolas, desenvolvido há três anos no Brasil, graças a uma parceria entre o Conselho Britânico e o Consed.

O projeto desenvolve ações que visam à melhoria da educação e possibilitam trocas de experiências entre países da América Latina e Reino Unido. No Brasil, o Liderança nas Escolas, através do Consed, já está presente nos estados de Goiás, Tocantins, São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco, atendendo a 100 escolas, mais de mil professores e 30 mil alunos.

Além dos secretários e representantes de secretarias da educação de vários estados brasileiros presentes à reunião, técnicos e educadores que atuam na Secretaria de Estado da Educação (Seed) assistiram à palestra de Pedro Hagel. O diretor de projetos e parcerias do Conselho Britânico confessou ter o interesse de ver o Liderança nas Escolas executado em Sergipe e, para isso, apresentou minuciosamente a metodologia do programa.

 Metodologia

 Ele explicou que o projeto tem três pilares: Liderança, que fortalece o trabalho do diretor e professor; Diálogo Intercultural, que estabelece relacionamento entre escolas do Brasil e Inglaterra, de modo a oferecer aos professores e alunos espaços para diálogos e trocas de experiências e premiação. Este último, segundo Hagel, é quando reconhece que o diretor da escola está mais fortalecido no que se refere ao modelo de gestão, quando o professor fortalece o modelo de ensino-aprendizagem e ainda quando o aluno passa a ter mais disposição para interagir, reconhecendo seus direitos de cidadão.

“O Projeto Liderança nas Escolas atende apenas escolas da rede pública. Temos o propósito de discutir a educação escolar e seu aprimoramento a partir do desenvolvimento da liderança escolar. Buscamos a troca de experiências por um período de cinco anos, entre profissionais de educação da América Latina e do Reino Unido e, ainda, executar ações de impacto, com vistas ao fortalecimento da gestão escolar e da melhoria da aprendizagem”, ressaltou.

Pedro Hagel reforçou ainda que o projeto tem como estratégia de metodologia a participação do diretor no planejamento pedagógico; observação da sala de aula; análise dos resultados da aprendizagem dos alunos; organização do tempo administrativo pessoal e pedagógico; participação efetiva do diretor do conselho escolar; produção de artigos; realização de autoavaliação, dentre outros itens.
 
Referência

Na Seed de Sergipe, outros programas estão mudando os cenários das escolas públicas. O Programa Nacional de Gestão em Referência Escolar, desenvolvido em parceria com a embaixada dos Estados Unidos, é um exemplo disso. Ele tem dinamizado as ações no ambiente escolar, proporcionando aos gestores sergipanos viagens de intercâmbio a estados norte-americanos.
 
Encerramento
 
A 1ª Reunião Ordinária de 2010 do Consed  foi encerrada no final da manhã desta sexta-feira. Na oportunidade, os secretários assistiram ainda à apresentação do relatório da junta fiscal e da proposta do orçamento para este ano. Também foram discutidos assuntos de interesse do Fórum.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.