[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na manhã desta quarta-feira, dia 29, mais uma turma dos cursos de Serigrafia e Informática do Projeto Gurilândia concluiu suas atividades. A entrega dos certificados de conclusão foi feita no auditório do Caic Neuzice Barreto, no bairro Getúlio Vargas.
Estiveram presentes ao evento a secretária de Assistência Social, Ana Côrtes, a coordenadora Técnica de Assistência Social, Yolanda Oliveira, a diretora do departamento de Assistência Social, Luzia Nascimento, a coordenadora do Gurilândia, Maria Glácia Sá, e a coordenadora do projeto Sentinela/Acolher, Maria Otávia Gonçalves de Miranda.
Trinta e dois adolescentes formandos receberam os certificados. Vinte e dois participaram do curso de Informática e dez do de Serigrafia. O curso teve a duração de três meses. Segundo Maria Glácia, essa é uma oportunidade que eles têm de se capacitar visando o futuro mercado de trabalho.
O curso de Informática é desenvolvido em parceria com a organização não governamental Moradia e Cidadania, da Caixa Econômica Federal, e com o CDI – Comitê para a Democratização da Informática.
Além de conhecimentos básicos, como Windows, Word e Excel, também foram abordadas noções de cidadania durante o curso de Informática. De acordo com o instrutor do curso de Serigrafia, Paulo Roque, seus alunos também participaram de atividades e dinâmicas abordando temas atuais e relacionados ao convívio diário.
Na ocasião a secretária Ana Côrtes destacou a importância desses cursos para os jovens. ”Essa oportunidade é única nas suas vidas. Vocês estão tendo uma chance que nem todos têm. Mas é preciso que cada dia vocês se dediquem mais aos estudos para terem um futuro melhor”, disse.
O adolescente Toni da Silva Santos, que concluiu o curso de Informática, concordou com o conselho da secretária. “Somos privilegiados. Fora daqui é muito difícil fazer esse curso, por conta dos poucos recursos que temos. Com ele, agora vai ser até mais fácil o nosso trabalho de office-boy nas repartições. Vamos nos sentir mais seguros para usar o computador”, acrescenta.
Durante o evento a secretária Ana Côrtes aproveitou a oportunidade para anunciar que as próximas turmas dos cursos de Informática e Serigrafia serão formadas por adolescentes que estão trabalhando nos sinais de trânsito. “Precisamos tirar esses adolescentes da rua, mas também precisamos dar a eles uma oportunidade melhor”, afirma.

Projeto
O Gurilândia é desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, através da SMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Atualmente atende 150 adolescentes de baixa renda na faixa etária de 16 a 17 anos e 10 meses. Além dos cursos de capacitação, os adolescentes também participam de atividades recreativas e sócio-educativas. De acordo com a coordenadora, o objetivo dessas atividades é promover a integração dos adolescentes e também alertar para essas questões polêmicas.
O Projeto Gurilândia funciona no Centro de Atendimento Integrado à Criança Neuzice Barreto, na rua Riachão, bairro Getúlio Vargas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.