Projeto Encontro com o Escritor aproxima estudantes da literatura sergipana
Cerca de 40 estudantes da Escola Estadual Francisco Portugal aprenderam mais sobre sonetos livres e poesia através do livro “Olhar do Infinito”, que foi apresentado a eles pela própria autora, a sergipana Giselle Nathaly. “Eu gosto muito de ler, mas nunca tinha conhecido alguém que tivesse escrito um livro. É uma oportunidade muito legal para a gente poder conversar com a escritora sobre o trabalho dela”, disse a aluna Daniela Silva, de apenas 12 anos.
Para sua colega, Juliana Silva, de 11 anos, a poesia já era uma ‘antiga’ conhecida. “Eu sempre gostei de escrever versinhos e coisas na minha agenda e agora está sendo ótimo poder conhecer alguém que sabe mesmo sobre poesia porque a gente pode aprender mais coisas sobre como ela surgiu”, falou ela, que já prometeu ler o livro. Todas as obras apresentadas no Encontro com o Escritor estão disponibilizadas na biblioteca, que já tem um acervo de mais de dez mil títulos em áreas como literatura infanto-juvenil, didáticos e cordel, além de vídeos, CD´s e DVD´s para consulta.
Curiosidade
Giselle Nathaly começou a escrever poesias com 18 anos. Esta foi a primeira vez que ela apresentou a obra para crianças. “Eu quero cultivar no coração delas a curiosidade pela leitura. Eu faço isso em casa com minha irmãzinha de cinco anos e hoje ela já lê e conta historinhas para mim”, declarou.
Formada em Análise de Processos Químicos pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-SE), foi lá que ela encontrou apoio para publicar as 300 cópias de seu livro em 2004, quando decidiu participar de um concurso de literatura. “Eu lancei o livro na própria escola e cheguei a apresentá-lo ao Embaixador da Espanha no Brasil, José Cordech Planas”, contou Giselle, que atualmente estuda o 5º período do curso de Espanhol na Universidade Federal de Sergipe (UFS).
“Quando a gente traz o escritor para conversar pessoalmente com as crianças, elas percebem que a arte da literatura não é uma coisa distante delas”, afirmou a diretora da biblioteca, Maria José Lima, para quem é fundamental envolver os professores e a comunidade no processo de disseminação da leitura.
Como associar-se
A Biblioteca Ivone de Menezes foi inaugurada pela Prefeitura de Aracaju no conjunto Augusto Franco em 2004. Uma média de 3500 alunos consultam o acervo a cada ano e cerca de 350 usuários estão cadastrados. Para se associar, basta levar duas fotos 3×4, cópias da identidade, CPF e comprovante de residência. Cada membro pode retirar dois livros por vez e devolvê-los num prazo de oito dias, com possibilidade de renovação por mais oito. A unidade funciona de segunda a sexta das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 13h.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Projeto Encontro com o Escritor aproxima estudantes da literatura sergipana – Fotos: Silvio Rocha