[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Em comemoração ao mês do Folclore, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) vem promovendo uma vasta programação cultural com crianças e adolescentes atendidos em programas sociais executados pela Prefeitura Municipal de Aracaju. Para incentivar crianças e adolescentes à preservação da cultura popular e as raízes folclóricas do Nordeste, a Semasc está proporcionando visitas aos mercados de Aracaju e ao Memorial Sergipe para que este segmento populacional possa compreender a história do Estado de Sergipe.

Os cerca de 300 crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto Criança Cidadã, um programa criado pela Prefeitura de Aracaju para atender crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, tiveram a oportunidade de conhecer os mercados municipais da capital Thales Ferraz, Antônio Franco e Albano Franco, que fazem parte da história da capital sergipana e se tornaram um dos maiores atrativos turísticos da cidade. Ali, a garotada teve a oportunidade de ter acesso as mais variadas manifestações folclóricas.

Os adolescentes não só adoraram o passeio como ficaram encantados com a beleza arquitetônica dos mercados e a história do local. A visão do Rio Sergipe foi um dos locais mais apreciados pelos adolescentes, que, segundo eles, foi uma verdadeira aula prática de história e geografia de Sergipe. Rodrigo Santos, 15, não escondeu a satisfação. “É uma forma de conhecer uma parte histórica da cidade, até porque estamos comemorando o mês do Folclore e essa visita é importante porque a gente lembra das tradições culturais”, observa. “O Projeto é bom por isso: além de tirar a gente da rua nos dá mais conhecimentos das coisas. Já tenho quatro anos no Projeto e ele fez mudar minha vida. Antes eu trabalhava vendendo pára-sol nas ruas e hoje só me dedico aos estudos e ao esporte. Foi no Projeto que aprendi a lutar Karatê”, revela, emocionado.

Os adolescentes, que fazem parte das oficinas sócio-educativas disponibilizadas pela Semasc por meio do Projeto Criança Cidadã, aproveitaram o espaço e fizeram uma apresentação musical, com instrumentos de percussão, para comemorar o Dia do Folclore. Na apresentação, os adolescentes tornaram-se atrativos por misturar ritmos folclóricos regionais.

Das ruas à cidadania

Jeferson Santos, 14, foi um dos adolescentes que se apresentou e um dos que mais aproveitou o espaço para conhecer toda a história dos mercados. Ele confessa que já viveu muitos momentos tristes naquele espaço antes de participar do Projeto. “Eu antes vivia por aqui só cheirando cola e hoje eu não vivo mais assim. O Projeto fez com que minha vida mudasse totalmente e aqui estou só para conhecer a beleza desse mercado. Agora tenho esperança de melhorar de vida”, confessa.

Maria Grazielle da Silva, 14, é outra que vivia em situação de rua e que soube aproveitar as oportunidades que o Projeto tem lhe proporcionado. “Eu trabalhava no lixão do Santa Maria e só andava perambulando pelas ruas. Depois do Projeto, eu tive a oportunidade de estudar e ter um futuro melhor. Hoje é um dia muito importante para mim porque aprendi mais sobre a história e a cultura da minha cidade e tive a oportunidade de conhecer direito o mercado e percebi o quanto ele é lindo”, observa.

Rana Natasha Santos, 15, confessa que pensava que o passeio seria chato, mas se surpreendeu com o local. “Eu achava que não ia ter graça porque eu só vim no mercado uma vez e não tive a oportunidade de conhecer o local direito. Eu estou impressionada com a beleza daqui e agora entendo porque os turistas gostam tanto daqui”, comenta a adolescente que está há um ano no Projeto. “Minha rotina mudou depois do Projeto. Antes não fazia nada quando não estava na escola e agora estudo e participo do Projeto”, diz Rana.

Os adolescentes fazem parte do Projeto Criança Cidadã, cujas atividades sócio-educativas e pedagógicas são executadas pela Semasc no Centro de Referência de Assistência à Criança, ao Adolescente e à Família Professor Gonçalo Rollemberg Leite, no bairro José Conrado de Araújo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.