[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]"Educação com arte". Essa é a combinação que originou o projeto Educarte, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Aracaju através da Fundat – Fundação Municipal do Trabalho. O projeto propõe educar através da arte crianças entre sete e 14 anos de idade, que viviam na antiga lixeira do bairro Soledade, em Aracaju.

Hoje, 60 crianças participam do Educarte. Elas têm aulas de capoeira, dança, música, artesanato, reciclagem de papel, pintura, teatro, e assistem palestras educativas sobre temas de relativos à cidadania e ao estudo do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.

Para fazer parte do projeto, as crianças não pagam nada, mas, é preciso freqüentar a escola diariamente.

O Educarte desenvolve um trabalho de sensibilização junto à família, à criança, ao adolescente e à comunidade do loteamento Senhor do Bomfim, mostrando o quanto a educação é importante no desenvolvimento intelectual e cultural do ser humano e que só através dela é possível formar cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres.

Por que desenvolver o projeto no loteamento Senhor do Bomfim?

A idéia de realizar o Educarte no loteamento Senhor do Bomfim, antiga lixeira do bairro Soledade, surgiu após uma pesquisa de campo durante o período de 12 de fevereiro a 23 de março de 2001. Em um levantamento sócio-econômico foram identificadas crianças e adolescentes que estudavam em um turno e ficavam totalmente ociosas no outro.

Para eliminar o problema, a equipe técnica da Fundação Municipal do Trabalho, formada por pedagogos, assistentes sociais, psicólogos e educadores, implantou o Projeto Educarte, que desenvolve atividades recreativas e educativas voltadas para o segmento infanto-juvenil.

Além dessas ações, o projeto pretende capacitar os pais das crianças em cursos profissionalizantes, objetivando proporcionar a oportunidade de geração de renda.

Que atividades são desenvolvidas com as crianças e adolescentes?

– Dança Afro-Moderna e Contemporânea
– Iniciação de Capoeira
– Musicalização (Coral)
– Teatro
– Oficina de Leitura "Contando Histórias"
– Palestras educativas
– Videoteca
– Brincadeiras Populares
– Passeios Programados
– Artes (pintura, argila, sucatas etc.)

Contatos do projeto Educarte:

-Marcelo Barreto
Diretor Operacional da Fundat – Fundação Municipal do Trabalho

-Alberto Geraldo Nunes
Educador Responsável do Educarte

-Júlia Bán
Educadora Responsável

Endereço:
Avenida Principal, Próximo ao final de Linha, Loteamento Senhor do Bomfim, Bairro Soledade
Funcionamento: todos os dias (manhã e tarde)

Telefones: (79) 3179-1337
(79) 9963-7120 (Educador Alberto Nunes)

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.