[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Aprendendo brincando. Essa é a frase que resume o trabalho desenvolvido pelo projeto ‘Dia do Patrimônio na Escola’ na escola municipal Alcino Manoel Prudente, no município de Laranjeiras. A unidade de ensino foi a primeira, de um total de cinco, a ser contemplada com o projeto que visa estimular o conhecimento e o reconhecimento da diversidade cultural, além de reforçar a identidade local.

Apresentações folclóricas, oficina de desenho, contação de histórias, brincadeiras populares, exposição virtual e quiz sobre os bens culturais de Laranjeiras foram algumas das atividades desenvolvidas com os 800 alunos nos três turnos (manhã, tarde, noite). Ao som de São Gonçalo e o Samba de Pareia, as crianças participavam das oficinas e aprendiam mais sobre as edificações e manifestações culturais folclóricas que estão acostumados a ver em seu dia-a-dia.

A coordenadora de educação patrimonial da Subsecretaria do Patrimônio Histórico e Cultural (Subpac), Maira Ielena, fez uma boa avaliação para a primeira escola atendida. “São cinco atividades sendo realizadas simultaneamente e ao final tem a roda de conversa como uma forma de mostrar que todas as atividades realizadas têm relação com patrimônio cultural existente em Laranjeiras. Além disso, trouxemos a tecnologia no quiz e na exposição virtual mostrando que é possível unir as novas tecnologias a algo que remete ao passado histórico que é o patrimônio”, ponderou Maíra.

A diretora da escola Alcino Manoel Prudente, Maria da Conceição, afirmou que as atividades desenvolvidas na escola são uma nova metodologia de trabalho dos patrimônios materiais e imateriais. “Essa forma de trabalhar do projeto é de grande importância porque melhora a socialização entre os alunos, ao mesmo tempo em que é mais uma possibilidade de trabalhar a educação patrimonial com as crianças e os adolescentes”, disse a diretora.

Os estudantes

As atividades foram aprovadas pelos alunos a exemplo de Deivison Mendes, de 10 anos, que gostou de ver o Samba de Nego, mais conhecido como Lambe Sujo e Caboclinho. “Adorei todas as brincadeiras hoje, principalmente, ver o Samba de Nego, que eu participo todos os anos. Gostei também de responder as questões sobre os prédios daqui da cidade”, ressaltou Deivison.

O projeto

Surgido como parte das comemorações do aniversário de 180 anos do município, o projeto ‘Dia do Patrimônio nas Escolas’ realiza atividades educativas com foco no patrimônio cultural, proporcionando, assim, o conhecimento e o reconhecimento da diversidade cultural que compõe a identidade local. O projeto é uma parceria entre Subsecretaria do Patrimônio Histórico e Cultural (Subpac/Casa Civil), Secretaria Municipal de Cultura (Secult/Laranjeiras), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Votorantim Cimentos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.