Projeto de ressocialização de ex-catadores de lixo ganha força com a maior integração entre entidades parceiras
O evento serviu para apresentação do Conselho Administrativo de 2005, eleito durante o 1º Workshop dos Parceiros da Care, entre os dias 11 e 12 de novembro de 2004. Além de apresentar o novo conselho, o encontro deu início à agenda da Care para o ano de 2005.
Como uma das entidades parceiras deste projeto – somando-se ao Ministério Público Estadual, à Petrobras, TIM, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Torre, Unit, UFS e TCA Contabilidade, entre outros – a Empresa Municipal Serviços Urbanos (Emsurb) reafirmou a condição de estar presente em todo o processo de desenvolvimento do projeto de Coleta Seletiva, principal mecanismo de sustentação da Care.
De acordo com o presidente da Emsurb, João Andrade Vieira, é de vital importância o projeto desenvolvido na Care no sentido de promover condições dignas de geração de renda a pessoas que antes dependiam única e exclusivamente do lixo. “Reafirmamos a nossa intenção de envidarmos esforços para o crescimento da Care. Não só pela questão ambiental, mas acima de tudo pelo caráter social que reveste a cooperativa, ao proporcionar condições dignas de trabalho a quem não se reconhecia como ser humano”, comentou.
A Care possui hoje parceiros que ajudam a cooperativa a continuar na ativa. “A Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb, é um parceiro direto da Care. O projeto da Coleta Seletiva contribui em manter essa cooperativa e o nosso dever é expandir o projeto em toda a capital”, completou João Andrade.
Projetos de reciclagem com garrafas pet, programação cultural, construção de creche e alfabetização, entre outros, foram comentados e serão adicionados na agenda para este ano. “Vamos fazer o possível para colocar em prática tudo o que foi citado no workshop e hoje. O objetivo é melhorar qualidade de vida destas famílias que vivem do lixo”, comentou a coordenadora de Projetos Sociais da Caixa Econômica Federal, Joselice de Oliveira Souza.
“Só tenho a agradecer. Possuímos em torno de 40 associados, todos ex-catadores. Fico orgulhosa em saber que todos estiveram presentes, que irão continuar ajudando essa cooperativa que ajuda famílias”, disse a presidente da Care, Vaneide Ribeiro Santos.
O Conselho Administrativo 2005 ficou assim composto: presidência, Osvaldo Souza (Petrobras); vice-presidência, Marcos Paim (Tim); 1º secretaria, Joselice de Oliveira Souza (Caixa Econômica Federal); e a 2º secretaria, Leonídia Maria Mendonça Menezes de França (Banco do Nordeste).[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Projeto de ressocialização de excatadores de lixo ganha força com a maior integração entre entidades parceiras – Almoço marcou a apresentação do Conselho