[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A rede municipal de ensino teve um importante projeto selecionado pelo Ministério da Educação na área de Educação Ambiental. O projeto ´Escola Lugar de Vida´ foi selecionado entre 252 propostas encaminhadas pelos municípios brasileiros, das quais somente 168 projetos foram considerados aptos a serem aprovados, e, destes, apenas 62 foram conveniados. O financiamento é oriundo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC) e inicialmente vai atingir 300 pessoas de seis escolas municipais.

De acordo com a coordenadora de Projetos Educacionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), professora Fátima Maynard, a data de lançamento será definida ainda este mês, após reunião com os coordenadores das escolas envolvidas (Escolas Carvalho Neto, Thétis Nunes, Teixeira Lott, Presidente Vargas e Escola Ágape). “Estamos trabalhando na construção do plano de ação para o lançamento do projeto”, informou.

Ainda segundo a coordenadora, a iniciativa, que tem o prazo de realização de quatro meses, vai integrar a comunidade circunvizinha às escolas, envolvendo, além da equipe técnica da unidade de ensino, também agentes de saúde, representantes de associações de moradores, segmentos religiosos locais e pais de alunos. Mas os estudantes serão os protagonistas do projeto, com o envolvimento direto de 150 alunos.

“O projeto será executado em atividades complementares voltadas para o aluno, que vai fazer um trabalho de pesquisa na própria comunidade e para isso eles receberão uma bolsa e treinamento através de oficinas. Os professores, 80 ao todo, também vão ser capacitados para dar o acompanhamento e os subsídios ao trabalho dos alunos”, completou Fátima Maynard.

Objetivos e temáticas

O projeto ´Escola Lugar de Vida´ busca formar agentes transformadores da escola e da comunidade para que possam atuar de forma construtiva e qualitativa nas mudanças necessárias para uma Educação Ambiental de forma sustentável na comunidade escolar, e na comunidade de entorno do município de Aracaju. Para isso serão trabalhadas seis diferentes áreas temáticas: Educação Ambiental para a Cidadania; Meio Ambiente e Consumo Sustentável; Lixo, Produção e Reciclagem; Poluição Visual e Sonora; Meio Ambiente: realidade local e intervenção e Agenda 21 na Escola.

“Educação de Chico Mendes”

O financiamento do Ministério da Educação para o desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental faz parte da iniciativa ´Educação de Chico Mendes´, que tem como objetivo estimular as idéias na área ambiental no ensino básico e, com isso, fortalecer a mentalidade socioambiental nas escolas, a comunicação interescolar e a integração com as comunidades. Os projetos devem ser voltados para o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes e de suas famílias.

A figura do ambientalista Chico Mendes denomina o projeto por representar a capacidade de promover transformações e a articulação para novas formas de convivência entre as pessoas e entre elas e a natureza. Símbolo da luta contra a devastação das florestas no Brasil, Chico Mendes viveu e lutou nos seringais de Xapuri, Acre, até ser assassinado, em 1988.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.