Projeto da Seed motiva participação do aluno no vestibular
Professores e gestores que atuam nas 68 unidades de ensino coordenadas pela Diretoria Regional de Educação (DRE 8) participaram, na manhã desta quarta-feira, 7, no auditório da Secretaria de Estado da Inclusão Social, do lançamento do Projeto VestibEnem. A iniciativa faz parte de um elenco de ações do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), para inserir o aluno da rede pública estadual num curso universitário.
Realizado pela DRE 8, em parceria com o Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase) da Seed , o VestibEnem terá várias etapas que acontecerão ao longo do ano letivo. “Neste período, iremos trocar informações, promover debates e esclarecer dúvidas relacionadas ao processo do vestibular e ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Queremos apresentar ao aluno as vantagens de ingressar na universidade e concluir um curso de graduação”, explicou o diretor da Regional de Educação, professor Everaldo Fontes.
Compõem essa diretoria os municípios de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Itaporanga d’Ajuda, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro das Brotas, Riachuelo e Laranjeiras.
Programação
Durante esta primeira etapa do projeto foi apresentado o Plano de Ações do Ensino Médio. “Este plano está pautado em atividades contextualizadas e práticas inovadoras, colocando o aluno como protagonista do ato de aprender. Com ele pretendemos estimular a participação do aluno do ensino médio nas atividades desenvolvidas em sala de aula, estimular sua aprendizagem e participação no vestibular”, reforçou a coordenadora pedagógica do Ensino Médio da DRE 8, professora Ana Cristina Dantas.
No decorrer da manhã, os participantes assistiram a uma palestra proferida pela representante do Proest, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), professora doutora Neilza Oliveira Barreto, que discorreu sobre os programas de Assistência ao Estudante e de Isenção da Taxa de Inscrição que beneficia alunos da rede pública ou da rede particular, que estudaram com bolsa integral. “Esta é uma iniciativa maravilhosa. Assim poderemos informar sobre o que a UFS proporciona”, disse a professora. Ela falou ainda sobre o Programa de Residência para Universitários, que atualmente atende a cerca de 300 estudantes cujos pais moram no interior.
A última palestra da manhã foi sobre Sistema de Cotas e a Semana de Graduação. Foi palestrante destes temas, o representante da Comissão do Concurso Vestibular da UFS, professor doutor Francisco Rodrigues de Holanda. No final da palestra, professores das áreas de Línguas, Humanas e Exatas relataram algumas experiências.
Adquirindo conhecimento
Para a diretora do Colégio Estadual Felisbelo Freire, de Itaporanga d’Ajuda, professora Valmira de Menezes, esse acompanhamento promovido pela DRE 8 será de grande importância para toda a comunidade escolar. “Muitos ainda não têm tantas informações sobre o sistema de cotas ou mesmo conhecimento sobre os programas ofertados pela UFS”, disse a diretora.
Ainda segundo a professora Valmira, com essas informações, a equipe do colégio poderá reforçar o projeto de envolvimento dos alunos com o PSS da UFS e, assim, aumentar o número de participação no vestibular 2011. A diretora informou que na edição 2010 do concurso da UFS, foram aprovados 27 alunos do Felisbelo Freire nos mais variados cursos, a exemplo de Engenharia Civil e Direito.
Karla Angélica Araújo, professora de Matemática do Colégio Estadual Governador Albano Franco, de Riachuelo, também participou do lançamento do VestibEnem. Ela considerou uma excelente oportunidade para absorver novas informações. Karla Angélica, que leciona em turmas do ensino médio nos períodos da manhã e noite, disse que no colégio existem realidades diferentes e que muitos dos alunos, em especial os do turno noturno, só concluem esse nível de ensino para receber o certificado.
“Precisamos estimular esses alunos a dar continuidade aos estudos. São trabalhadores esforçados, alguns moradores da zona rural que, infelizmente, não se colocam como participantes deste processo. O vestibular é algo que parece distante do cotidiano deles”, disse a professora do Albano Franco.
- Projeto da Seed motiva participação do aluno no vestibular – O diretor da DRE 8
- professor Everaldo Fontes / Fotos: