Projeto da Sead foi selecionado para o IV Consad de Gestão Pública
Com o tema, ‘Identificando competências e talentos: a busca da melhor contribuição dos colaboradores’, os servidores da Secretaria de Estado da Administração (Sead) foram selecionados para apresentar seu projeto no IV Consad de Gestão Pública que acontecerá entre os dias 25 a 27 de maio, em Brasília. O trabalho consiste em uma base cadastral, para criação de banco de cadastro, talentos e valorização de pessoas.
A iniciativa representa o início de uma política de gestão do conhecimento para que o Estado tenha subsídios para otimizar o gerenciamento de sua força de trabalho. Por meio de atualização periódica, o Estado criará um banco de talentos dos servidores estaduais, mapeando formação complementar e experiências, visando ao melhor aproveitamento dos servidores nas diferentes áreas de atuação pública.
“Esse software, desenvolvido aqui na secretaria de administração, abre um leque de possibilidades quando falamos de valorização do servidor público e melhoras na gestão. Porque, a partir de um banco de dados atualizado, podemos saber as qualificações de cada servidor e utilizarmos isso em beneficio tanto do servidor como da secretaria”, explica um dos autores do projeto e funcionário da Sead, Zarath Machado da Rocha.
Os dados de cada servidor são preenchidos através do Censo Estadual dos Servidores Ativos do Governo do Estado de Sergipe que foi instituído por meio do Decreto Estadual nº 26.419/2009. O censo não se trata de um simples recadastramento de pessoal, o objetivo maior é fortalecer a política de transparência e valorização dos servidores e servir como subsídio ao novo modelo de gestão e desenvolvimento de pessoas do Estado de Sergipe.
Até o presente mês, já foram recadastrados aproximadamente 13 mil servidores e a previsão é que o recadastramento esteja concluído em junho deste ano. O censo é obrigatório e estendido a todos os servidores públicos estaduais, é respondido apenas via internet, em um sistema totalmente desenvolvido pelos técnicos da própria Secretaria de Estado da Administração.
Os ganhos imediatos com esta experiência são a atualização da base de dados para o planejamento das aposentadorias, gestão da assistência à saúde dos servidores e seus dependentes. O trabalho tem como autores servidores da secretaria de Administração Zarath Machado da Rocha, José Ferreira da Cruz Filho, Wesckley Faria Gomes, Ernesto Paulo A. Silva.
No evento, promovido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), serão apresentados painéis e trabalhos que abordam o tema da Gestão Pública no Brasil sob vários ângulos, com ênfase em avaliações de experiências concretas e análises de iniciativas inovadoras.
O congresso fortalece o debate sobre gestão pública e dissemina as inovações adotadas pelos estados, e tem como objetivo fomentar a produção de conhecimento e a reflexão crítica sobre gestão pública, permitindo o intercâmbio sobre a gestão governamental dos entes federados e dos poderes da República.
“Ter o trabalho da Secretaria de Estado da Administração selecionado para o evento que reúne as melhores experiências em gestão do Brasil é uma satisfação imensa e um privilégio para os servidores sergipanos, que contam com uma ferramenta inovadora em gestão pública”, disse o secretário já indicado à pasta de Administração, Oliveira Júnior.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]