[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), ponto de cultura em Sergipe da Rede Olhar Brasil, ligado à Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Cultura Turismo e Esportes (Funcaju), foi contemplado pelo Ministério da Cultura (Minc). Mais dois projetos em Aracaju foram contemplados para desenvolver o Projeto de Difusão Digital, o qual dará estrutura para que sessões cinematográficas sejam exibidas para a população excluída da produção audiovisual.

Segundo a coordenadora pedagógica do NPDOV, Gabriela Caldas, a iniciativa é de extrema importância, pois será uma oportunidade de incluir espectadores que estão à margem da produção digital. “Esse projeto é de extrema importância na inclusão de pessoas que não têm acesso e na formação de público”, resume Caldas. Ela comenta ainda que na cidade há uma carência de salas de exibição, e que o projeto irá acrescentar o quadro de atividades do Núcleo Orlando Vieira com todo o apoio da Funcaju.

Os equipamentos solicitados darão suporte e estrutura para a realização de projetos que antes só seriam possíveis de realizar com o empréstimo ou aluguel de material. “Teremos mais liberdade em realizar atividades”, afirma a coordenadora. Uma tela para projeção 3×4 m de 200´, projetor de vídeo ANSILumens, aparelho leitor de DVD, mesa de som, quatro caixas amplificadoras, além de cabos, adaptadores e microfones serão recebidos pelo Núcleo.

O projeto do Núcleo visou atender à população menos favorecida economicamente no âmbito cinematográfico depois de uma constatação na carência de exibição do audiovisual. O objetivo é levar o cinema para uma maior quantidade de pessoas. O NPDOV, que já conta com o projeto ´Quinta Cinematográfica´ – exibição de filmes às quintas-feiras, na sede do Núcleo -, irá abrir mais uma sessão durante a semana em que ciclos temáticos serão trabalhados com o público. Ainda faz parte do projeto a exibição de filmes nas praças da cidade.

O Projeto de Difusão Digital é uma parceria com o Instituto Recriando, antiga Missão Criança Aracaju. E essa parceria é uma maneira de atender ao público infanto-juvenil das periferias de Aracaju, que também estão à margem da produção audiovisual. “A parceria se dá na medida em que vamos atender ao público infanto-juvenil”, informa Gabriela Caldas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.