[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]No último sábado, 15, a Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos – iniciou o cronograma deste ano para o Projeto Bota Fora e a participação da comunidade foi decisiva para o desenvolvimento das ações no bairro América.
Durante todo o sábado, as equipes da Emsurb percorreram as ruas do bairro com duas caçambas, uma pá carregadeira, um caminhão coletor e um caminhão com carroceria recolhendo materiais que a população não mais utiliza, a exemplo de móveis velhos, sucatas ou entulho. Um carro de som acompanhava os caminhões convocando a comunidade a colocar à porta de casa o entulho a fim de ser recolhido. Na praça Tiradentes foi montado o ponto de concentração, onde também funcionava uma central para indicação de locais para recolhimento dos materiais.
De acordo com a Gerência de Limpeza Urbana da Emsurb, a participação da comunidade do bairro América foi decisiva para o sucesso do Bota Fora no último sábado. O volume de lixo coletado foi de 1.730 quilos, entre colchões, sofás, restos de madeira, restos de materiais de construção e outros objetos descartados pela população.
Para o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, o projeto estava sendo realizado desde o ano de 2001, embora a periodicidade tenha sido maior em 2002. “Este ano estamos dando um novo ritmo ao projeto e para isso estabelecemos um cronograma para todo o primeiro semestre”, explica. A cada 15 dias uma localidade de Aracaju será beneficiada com o projeto, em sistema de rodízio.
O Projeto Bota Fora garante também mais agilidade nos serviços de recolhimento de entulho em outros pontos da cidade. O Bota Fora tem a caraterística de recolher a sucata ou o móvel velho na casa das pessoas, antes que sejam descartados em um terreno baldio, por exemplo. O Bota Fora se antecipa para evitar a formação da lixeira clandestina. Desta forma, o serviço de recolhimento de entulho deve reduzir a demanda e operar com maior agilidade nas localidades ainda não atendidas pelo Bota Fora.
No dia 29 de março, os conjuntos Sesquicentenário e Costa e Silva e bairro Areias serão beneficiados com o Projeto Bota Fora.

Cronograma do Projeto Bota Fora

Dia 29 de março
Conjuntos Sesquicentenário e Costa e Silva e bairro Areias – ponto de concentração na praça em frente à garagem

Dia 12 de abril
Bairro Santos Dumont (1ª parte) – ponto de concentração na praça da avenida Maranhão

Dia 26 de abril
Bairro Santos Dumont (2ª parte) – ponto de concentração na praça Ulisses Guimarães

Dia 10 de maio
Alto do Santos Dumont, Pau Ferro e Soledade – ponto de concentração na igreja do Pau Ferro

Dia 24 de maio
Bairro Lamarão e loteamento Pousada Verde – ponto de concentração no módulo policial

Dia 7 de junho
Conjuntos JK e Sol Nascente – ponto de concentração na praça do JK

Dia 21 de junho
Largo da Aparecida, loteamento 31 de Março e conjunto Santa Lúcia – ponto de concentração na praça do Santa Lúcia

Dia 5 de julho
Conjuntos Castelo Branco I e II e Bela Vista – ponto de concentração na praça da caixa d’água

Dia 19 de julho
Bairro José Conrado de Araújo – ponto de concentração na praça da igreja

Dia 2 de agosto
Conjunto D. Pedro I, bairro Veneza e loteamento Planalto – ponto de concentração na praça conjunto D. Pedro I[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.