[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Há mais de cinco anos incentivando a prática da leitura crítica e prazerosa entre crianças e adolescentes, o Projeto Baú de Leitura segue beneficiando alunos de escolas ligadas à Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). A iniciativa foi idealizada pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), dentro do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), em parceria com o Instituto Recriando.

O projeto consiste na distribuição de baús contendo um vasto material didático, com 45 livros separados por temas relacionados à cultura, meio ambiente, cidadania e identidade. Atualmente, são beneficiados cerca de 150 alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Alcebíades de Melo Vilas Boas, Oviêdo Teixeira e Dom Távora.

Em cada escola, há um educador responsável por planejar e aproveitar da melhor forma possível o conteúdo do baú. "Ele monta a estratégia de dinâmica para trabalhar de forma lúdica. Depois, vem o retorno do que as crianças entenderam do livro", explica a coordenadora de projetos sócio-educativos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Valdinete Paes.

Segundo ela, cada baú permanece no estabelecimento de ensino durante o período de um ano. "A proposta é que ao final, após trabalhar todos os livros daquele baú, a escola adquira um novo, já que os conteúdos são distintos", diz a coordenadora, lembrando que os educadores responsáveis pelos baús devem também ser praticantes assíduos da leitura.

Para a coordenadora do ‘Baú de Leitura’, Rosemeire Macedo, o maior dentre os pontos positivos do projeto está na certeza de que as atividades desenvolvidas irão proporcionar ao jovem um bom domínio de leitura e escrita. "Além disso, o projeto não fica restrito às crianças, envolve também as famílias, já que eles chegam em casa comentando as histórias", ressalta Rosemeire.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.