[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Através do Projeto Academia da Cidade, a Coordenação Municipal de Saúde do Adulto iniciou na manhã de hoje as atividades de relaxamento com os funcionários da Unidade de Saúde da Família (USF) Celso Daniel. A realização dessas atividades compõe a segunda etapa da ação idealizada pela Saúde Municipal na tentativa de melhorar a qualidade de vida dos profissionais que atuam na unidade localizada no bairro Santa Maria.

O primeiro passo foi a aplicação de um questionário com perguntas que abrangem os domínios do ambiente de trabalho, das relações sociais e das condições físicas e psicológicas. Num universo de 60 trabalhadores, incluindo médicos, enfermeiros, auxiliares administrativos e agentes comunitários de saúde, 46 responderam ao questionário. Número que contabiliza um percentual de 76%.

Nessa segunda etapa, os funcionários participarão durante o mês de fevereiro de aulas de relaxamento com a professora de Yoga do Projeto Academia da Cidade, Emília Dantas. Na aula inaugural, realizada nesta manhã, foram trabalhadas a integração, motivação e respiração, além dos exercícios psicofísicos e meditação. “A idéia é que, após cada sessão, o funcionário participante melhore o seu ânimo, a sua disposição e qualidade de vida”, disse a professora.

Para a auxiliar de enfermagem da USF Celso Daniel, Rosa Cristina Sandres, na aula de hoje já deu para se ter noção dos benefícios que podem ser levados ao ambiente de trabalho. “Adorei o momento, pois gosto de tudo o que acontece em conjunto e essa é mais uma maneira de estar de bem com a vida e melhorar o relacionamento no trabalho com os colegas e a comunidade”, afirmou.

Depois desse período de aulas, os profissionais se submeterão novamente às perguntas do questionário. O objetivo é medir o impacto de atividades como essa entre eles e constatar se esse tipo de intervenção é válido nas unidades de saúde.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.