[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Foi visando oferecer mais uma oportunidade de integrar os funcionários na sociedade que a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) juntou-se à Secretaria Municipal de Educação (Semed) para oferecer o Curso de Alfabetização aos servidores que não tiveram a chance de estudar.

Nesta parceria, a Emsurb oferece o local onde as aulas são ministradas e custeia todo o material utilizado pelos alunos. “A Semed cuida da parte pedagógica, cedendo professores que utilizam o método desenvolvido pelo pedagogo Paulo Freire, onde o conhecimento do aluno é usado no desenvolvimento das aulas, o que facilita a compreensão do que é ensinado”, explica a professora Genelice dos Santos.

De acordo com Genelice, os alunos estão desenvolvendo bem os trabalhos em sala de aula e alguns já arriscam escrever pequenas frases. “Eu era de usina, tinha que acordar cedo para plantar cana. Depois fui trabalhar como doméstica e há 11 anos estou na Emsurb. Agora estou tendo a chance de aprender a ler com essa professora que é uma mãe para a gente. Já escrevo muita coisa”, afirma a aluna Maria de Fátima dos Santos, 47 anos, enquanto mostra seu caderno cheio de anotações.

No decorrer das aulas, detectou-se a dificuldade de visão em alguns alunos. Assim, a Emsurb ofereceu, em parceria com uma ótica local, exames médicos e óculos para os 70 servidores que fazem parte da turma de alfabetização.

As aulas são oferecidas na escolinha da Emsurb de segunda a quinta, das 7h30 às 9h. Nas sextas-feiras o espaço é cedido para a reunião do grupo Força e Vontade, destinado aos funcionários que possuem dependência alcoólica. O grupo, que conta com cerca de 20 membros, recebe palestras de diversos profissionais e já vem atingindo excelentes resultados na luta contra o álcool.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.