[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta sexta-feira, 4, acontecerá no município de Ribeirópolis, distante 75 quilômetros de Aracaju, a quinta edição do Sergipe de Todos, que tem como objetivo aproximar as ações do Governo do Estado com a sociedade. Como parte da programação, a Secretaria de Estado da Educação (SEED) apresentará os programas pedagógicos relacionados à melhoria da qualidade do ensino público em Sergipe.

A SEED levará para Ribeirópolis os programas Sergipe Alfabetizado, QualiVida, Pró-Letramento e Alfa e Beto, além das atividades do Centro de Referência em Educação Especial (CREESE), do Departamento de Educação Física (DEF) e da Divisão de Tecnologia de Ensino (Dite). Para o desenvolvimento dos trabalhos, a Secretaria da Educação disponibilizará técnicos para atender a comunidade.

Ações

Durante todo o dia será realizado o cadastramento para o programa Sergipe Alfabetizado, que objetiva reduzir os índices de analfabetismo no Estado, alfabetizando 120 mil jovens e adultos em quatro anos. O público alvo será o analfabeto a partir de 15 anos. Os técnicos do Centro de Referência em Educação Especial também irão realizar o cadastramento de alunos portadores de necessidades educativas especiais. A partir desse trabalho as crianças terão um acompanhamento pedagógico e serão encaminhadas para as escolas.

O Departamento de Educação Física (DEF) ficará responsável pelas atividades recreativas. O público terá a oportunidade de participar de oficinas de pintura, desenho e pipa. Pensando na qualidade de vida dos servidores da Educação e dos moradores em geral, a equipe do programa QualiVida, desenvolvido pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH), irá oferecer várias atividades destinadas a saúde preventiva, atividade física, lazer, interação em grupo e informação. Dentro da programação acontecerá uma Oficina de Voz, sessões de massoterapia e avaliação antropométrica, que envolve conferir o Índice de Massa Corpórea (IMC), o peso, altura, batimentos cardíacos e pressão arterial.

A comunidade, pais e professores das redes estadual e municipal terão acesso ainda a informações sobre os programas Alfa e Beto e Pró-Letramento, que são coordenados pelo Departamento de Educação (DED). O Pró-Letramento é destinado à formação continuada de professores e especialistas do ensino fundamental, que visa a melhoria da leitura, da escrita e da matemática nas séries iniciais. Já o Alfa e Beto tem como objetivo reduzir os índices de repetência e evasão nas primeiras séries do ensino fundamental.

Atividades de inclusão digital também acontecerão por meio da Divisão de Tecnologia de Ensino (DITE). Será montado um estande com computadores, onde os técnicos do setor vão ensinar noções básicas de acesso à internet e criação de endereços eletrônicos pessoais. Todo o trabalho está sendo feito em parceria com o Instituto OI Futuro.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.