Programação do Forró Caju 2004 inclui mais de 100 shows com artistas locais
A presença maciça da imprensa local, assim como de correspondentes da Rádio Jovem Pan e do jornal O Estadão e o patrocínio de grandes empresas como a Caixa Econômica Federal, Varig, Brahma, Banco do Nordeste, Nescafé, além da Setransp (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju), indicam a grandiosidade da festa, que atrai em média 100 mil pessoas por dia. “Hoje não há como falar de São João no Brasil sem falar em Forró Caju, que é o nosso maior evento do ponto de vista turístico por ser o grande divulgador das belezas, da cultura e da culinária do Nordeste, de Sergipe e de Aracaju”, definiu Marcelo Déda. A Brahma vai produzir e comercializar em Sergipe, Alagoas e Bahia 1 milhão de latinhas de cerveja com a marca a festa.
O prefeito enfatizou que o Forró Caju será mais uma vez a celebração da cultura nordestina. “Respeito muito todos os ritmos do Brasil, mas nesta época a gente tem que fazer a festa com a música que nos é própria”, disse, criticando a inserção da música sertaneja em festas juninas de outras cidades brasileiras. Além dos já citados, alguns dos principais nomes que farão o Forró Caju 2004 são Zé Ramalho e Alceu Valença, no dia 23, e Flávio José e Quinteto Violado, dia 28. Marcelo Déda também lançou um desafio. “Duvido que haja no Brasil um palco melhor do que o do Forró Caju nos dias de São João e São Pedro”.
Turismo que movimenta a cidade
O Forró Caju já se consolidou como a maior festa de Sergipe não só pela animação e pelas atrações, mas também pela geração de emprego e renda na cidade. Nesta época cresce o fluxo de pessoas na rodoviária e no aeroporto, e a lotação dos hotéis fica praticamente esgotada. “Os bares, restaurantes, o comércio e até os vendedores ambulantes lucram muito mais nesse período em que a cidade está repleta de turistas. Isso sem falar no grande número de artistas e músicos que trabalham durante a festa”, disse o prefeito Marcelo Déda.
O Forró Caju também é um momento propício para o intercâmbio entre os artistas locais e os de outros estados. Todos recebem seus cachês logo após o término dos shows. “Não é nenhum favor que a prefeitura faz, mas uma obrigação para valorizar o que há de bom na nossa cultura” declarou o prefeito. De acordo com ele, dois eixos principais conduzem a política cultural de Aracaju: “estimular a produção local e facilitar o acesso da população ao que é produzido nacionalmente”, disse, referindo-se aos grandes shows que a Prefeitura de Aracaju leva à população de forma gratuita, a exemplo de Milton Nascimento e da Orquestra Sinfônica Pró-Música da Petrobras, que se apresentaram este ano nas comemorações do aniversário da cidade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Programação do Forró Caju 2004 inclui mais de 100 shows com artistas locais – Fotos: Márcio Dantas