Programação do Dia Mundial da Hemofilia alerta para cuidados com usuários
Orientações sobre o tratamento e os cuidados com a pessoa portadora de hemofilia serão alguns dos destaques da programação realizada pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), para marcar o Dia Mundial da Hemofilia, na próxima quarta-feira, l7. A hemofilia é uma doença genética hereditária que se caracteriza pela falta de fator de coagulação no sangue, responsável pelo controle das hemorragias.
A doença tem dois tipos mais comuns: Hemofilia tipo A, devido à deficiência do Fator VIII e a Hemofilia tipo B em função da deficiência do Fator IX, ambas afetam quase exclusivamente os homens. De acordo com a assistente social, Rozeli Dantas, a programação foi elaborada para esclarecer dúvidas sobre tipos de procedimentos adotados com os hemofílicos. “São pessoas que podem levar uma vida normal desde que evitem incidentes, que ocasionem traumas com sangramentos”, esclareceu ao informar que os temas abordados durante o evento incluirão os cuidados na escola.
O evento contará com uma série de palestras educativas com a participação de profissionais da equipe multidisciplinar do ambulatório do Hemose. O médico oncologista pediatra, Richer Mota, abordará o tema Hemofilia na Escola e a psicóloga Patruska Passos tratará dos aspectos psicológicos na hemofilia.
Finalizando a parte científica do evento, as fisioterapeutas, Kelly Barreto e Fabíola Vitor, falarão sobre as atividades recreativas que os hemofílicos podem participar como forma de prevenir pequenos traumas.
Associação
Outro momento de destaque será a palestra sobre a importância da Associação de Hemofílicos de Sergipe, ministrada pelo presidente da entidade, Glauber da Costa. Esta será a primeira atividade oficial da associação, realizada em conjunto com o Hemose, cuja proposta é reunir parte dos hemofílicos cadastrados ao serviço, no Estado. “Será uma oportunidade em que passaremos informações sobre a nossa associação e a necessidade da união de esforços para, juntos, melhorarmos a qualidade de vida da pessoa portadora de hemofilia”, disse Glauber.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Programação do Dia Mundial da Hemofilia alerta para cuidados com usuários – Presidente da entidade
- Glauber da Costa
- Fotos: AscomFSPH