Programação do Dia das Mães do Prefem terá apoio da Secretaria de Mulheres
A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM) será parceira da Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (SEJDC) durante realização da Semana Mãe Mulher, que ocorrerá de 7 a 11 de maio, no presídio feminino (PREFEM), localizado em Nossa Senhora do Socorro. O evento faz parte das comemorações alusivas ao Dia das Mães, que nesta sua sétima edição trabalhará o tema ‘auto-estima’.
Nos anos anteriores, neste mesmo período, a equipe do presídio trabalhou temas como: “mudar é necessário” e “amor ao corpo”. Além da SEPM, essa edição do evento contará com o apoio de outras instituições governamentais e particulares.
Programação
De acordo com informações da direção, a programação terá início na segunda-feira, 7, com o dia de beleza. Profissionais do ramo estarão como voluntários no local tratando dos cabelos das internas. No dia 8, terça-feira, acontecerá um workshop com o tema “Mulheres em 3 Dimensões”. Na ocasião serão trabalhadas relações de saúde, amizade, dentre outros.
A programação segue na quarta-feira, 9, com a participação de alunos do curso de Educação Física da Faculdade de Sergipe. Eles proporcionarão um dia inteiro de atividade física para as internas.
Já no dia 10, as secretarias de Saúde do Estado e do Município de Aracaju levarão ao local algumas ações a serem desenvolvidas por profissionais capacitados. Entre essas estão: aplicação de vacinas, realização de exames e explanação de temas relacionados à saúde.
Ponto alto
O ponto alto da programação acontecerá dia 11 de maio, com o encerramento da Semana Mãe Mulher. Das 7h às 13h as internas e direção do presídio estarão envolvidas com o desfile que resultará na escolha da mais bela presidiária.
“Serão oito candidatas concorrendo. Elas vão desfilar usando trajes confeccionados por 16 colegas, internas do presídio, que compõem o grupo de artesanato. Esse grupo conta com o auxílio da equipe de Reinserção Social da Unidade”, informou a diretora do Prefem, Lília Maria Batista de Melo.
Segundo Lilia Maria, esta ação visa valorizar as internas, resgatar a auto-estima e a identidade pessoal, bem como valorizar as artesãs. A diretora ressaltou ainda que a programação objetiva atrair a atenção da sociedade e das instituições para o presídio feminino.
“Vamos abrir a unidade prisional para que as instituições possam conhecê-la e, assim, se tornarem colaboradores dela”, completou a diretora.
Presídio
O Prefem de Nossa Senhora do Socorro conta atualmente com cerca de 180 internas, sendo a grande maioria processadas e não sentenciadas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]