[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O terceiro dia da Semana do Doador de sangue realizado nesta quarta-feira, 28, no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), contou com apresentação do coral da Avosos e a campanha de estudantes de enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit). As atividades, além de homenagear os doadores, visam estimular a população para o ato da doação de sangue.  

A apresentação do coral reuniu na recepção da Coleta gestores, servidores e doadores que, embalados ao som de hinos natalinos, cantaram todas as músicas. De acordo com o superintendente do Hemose, Renato Dantas, a programação que prossegue até a próxima sexta-feira, 30, foi elaborada para fazer um acolhimento especial para os doadores. “Essa foi a forma de agradecermos aos doadores pelo gesto nobre da doação de sangue. Eles são merecedores de nosso carinho e respeito”, ressaltou Dantas.  

Na sala de coleta, um grupo de estudantes da Unit doou sangue. A iniciativa faz parte de um projeto para estimular a doação de sangue, organizado pelos estudantes do 1º e 2º períodos de Enfermagem da instituição de ensino. Eles contaram que a campanha, iniciada há uma semana, conta com palestras e distribuição de material informativo sobre a doação de sangue, que ocorre em vários pontos da capital, a exemplo do Centro, terminais de integração, Orla da Atalaia, sinaleiras das principais avenidas e na própria universidade.  

Renata Aragão e Pablyne Steefanie, ambas de 20 anos, informaram que a campanha foi o incentivo para realizar a primeira doação de sangue. Conforme relato das universitárias, houve um momento de apreensão que foi vencido pela vontade de contribuir. “Hoje vencemos o medo e doamos. Sabemos da dificuldade de doadores e resolvemos realizar a mobilização junto aos estudantes e à população”, avisaram.
O colega de campanha, Janisson Henrique Silva, 23 anos, explicou que já tinha doado há alguns meses para a cirurgia de uma tia. “Fiquei consciente da importância da doação por causa do acidente de carro que minha tia sofreu. Agora com essa mobilização do nosso curso vim doar também” afirmou.  

Parceiro

Criado há treze anos, o coral da Avosos é composto por um grupo de voluntários da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe, fundada por tia Ruth. O coral CantAVOSOS que tem como objetivo levar música para o ambiente ambulatorial de usuários e voluntários no trabalho de amparo a pacientes, principalmente crianças e adolescentes, com câncer e doenças hematológicas crônicas é Coordenado por Gabriel Soares de Aquino.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.