[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Uma caminhada ocorrida na manhã desta quinta-feira, 1º, pelas ruas da cidade histórica de São Cristóvão, marcou o início da celebração do Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo dia 8. A iniciativa da prefeitura local, em parceria com o Governo do Estado, teve como objetivo sensibilizar a população para importância de prevenir e combater a violência doméstica e sexual contra a mulher.

O evento teve início nas proximidades do Fórum, percorreu diversas ruas da cidade e finalizou na Praça São Francisco, onde outra ação estava sendo desenvolvida por meio da oferta de uma rede de serviços públicos. A gestora da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM), Maria Teles do Santos, compareceu ao evento e estava acompanhada da secretária adjunta, Ivânia Pereira, e de técnicas da SEPM.

“O governo do estado está aqui somando forças com o município. É essa união de setores que dá sentido ao trabalho de intersetorialidade e que atende às expectativas da população. No que diz respeito à violência doméstica contra a mulher, São Cristóvão tem passado por experiências tristes nos últimos tempos, por isso decidimos nos somar à administração municipal e participar dessa atividade” informou Maria Teles.

A secretária lembrou que a decisão de iniciar por São Cristóvão a celebração alusiva ao Dia Internacional da Mulher surgiu após reunião com representantes das coordenadorias municipais de Políticas para as Mulheres. Ela lembrou ainda que, no decorrer da semana, a equipe da SEPM estará em outros municípios participando de atividades promovidas pelas coordenadorias de Mulheres.

Apoio e programação

“Para nós é gratificante contar com o apoio da sociedade e do governo do estado nessa ação. O nosso objetivo é sensibilizar e conscientizar a população para a necessidade de combater a violência e assim fortalecer a luta em defesa da mulher de São Cristóvão”, ressaltou a secretária da Inclusão Social e primeira dama do município, Carolina Pereira de Oliveira.

A caminhada intitulada “Diga não à violência contra a mulher” contou com a participação de professores e estudantes, funcionários públicos, em sua maioria mulheres, além de simpatizantes. A coordenação foi da equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social, por meio da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres da localidade.

No trajeto, trechos da Lei Maria da Penha foram narrados por professoras, e faixas e bandeiras foram erguidas. “Queremos sensibilizar mulheres e homens, estamos pedindo paz entre as famílias”, disse a coordenadora de Mulheres de São Cristóvão, Gilvânia Souza. Para a dona de casa Acácia Dantas, a ação merece ser respeitada por todos. Ela observou a caminhada da porta de sua residência e disse esperar que a mensagem passada pelos manifestantes sensibilize a população de São Cristovão, principalmente os homens.

Serviços

Já na Praça São Francisco, onde os estandes foram instalados, a prefeitura municipal – por meio de suas secretarias e com o apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e Secretaria de Estado da Saúde – disponibilizou gratuitamente vários serviços como: aferição de pressão e vacina contra hepatite B, teste de glicemia, inscrição para cursos de informática e inglês, serviços jurídicos e de estética, alguns deles. A cultura também se fez presente através dos grupos de Samba de Coco e Caceteiras do Rindú.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.