[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Todos os dias, cinco equipes do Programa Saúde na Família (PSF), saem percorrendo as ruas do bairro Santa Maria, de casa em casa, buscando garantir mais dignidade aos moradores e principalmente qualidade de vida, apesar da falta de infra-estrutura urbana adequada em alguns pontos da localidade. As equipes, formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, dentistas, auxiliares de dentista, agentes comunitários e assistente social, integram o quadro da Unidade de Saúde da Família Celso Daniel, mantida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

De acordo com a enfermeira Graziele Dias, o trabalho desenvolvido pelas equipes do PSF tem o objetivo de criar uma cumplicidade entre a população local e os profissionais da saúde. Segundo ela, as visitas à comunidade são realizadas a partir de um cronograma que é idealizado pelas equipes e pela própria comunidade, a partir da identificação da necessidade de cada família.

“Quando visitamos as residências, queremos avaliar os principais problemas que interferem na dinâmica daquela família, sem esquecer que os fatores sociais e ambientais podem prejudicar a qualidade de vida deles. Entendendo seus reais problemas, podemos fazer um atendimento mais eficiente”, afirmou a enfermeira Graziele Dias.

Além das visitas nas residências, as equipes do PSF do Celso Daniel desenvolvem dinâmicas em torno da educação para a saúde, onde são debatidos temas de forma que a comunidade participa trazendo suas dúvidas. “Fazemos um trabalho preventivo e educativo, mostrando a todos a importância da saúde e de se viver bem”, destacou Graziele.

Para atender a comunidade do Santa Maria, a Unidade de Saúde da Família Celso Daniel funciona de segunda a sexta, das 7 às 12 horas e das 14 às 17 horas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.