Programa ‘Saúde e Prevenção nas Escolas’ é apresentado em Gararu
Articuladores locais do "Selo Unicef Município Aprovado" e técnicos das secretarias de Estado da Educação (SEED) e da Saúde (SES) e de secretarias municipais de Educação discutiram na manhã desta quinta-feira, 27, a implantação do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) com representantes das unidades de ensino dos municípios que compõem a Diretoria Regional de Educação (DRE 7), Gararu, Itabi, Nossa Senhora de Lurdes e Porto da Folha. A reunião aconteceu na sede regional, na cidade de Gararu.
O professor Osmário Figueiredo, integrante do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), apresentou o SPE para os representantes das secretarias e articuladores locais. Ele ressaltou a necessidade da adesão ao programa para que o município seja habilitado com o Selo Unicef Município Aprovado.
A equipe do Dase já fez a apresentação do programa em outras sedes de Regionais de Educação, a exemplo de Itabaiana, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória e Lagarto. No decorrer do mês de outubro, a apresentação acontecerá em Propriá, sede da DRE 6.
Os principais eixos do SPE são sexualidade, incluindo doenças sexualmente transmissíveis e Aids, e o uso de drogas. O projeto é estabelecido sobre o binômio saúde-educação e destaca a escola como um espaço para a articulação de políticas voltadas para o adolescente. O SPE tem como foco a formação de professores como disseminadores de informação, paralelo ao desenvolvimento do protagonismo juvenil, que utiliza os jovens como multiplicadores dos conceitos trabalhados dentro e fora de sala de aula.
Parcerias
Implementado a partir de articulação entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, o SPE conta com a parceria da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa). O projeto é desenvolvido em cerca de 500 escolas em 127 municípios brasileiros e envolve aproximadamente 50 mil pessoas, entre pais, professores e alunos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]