[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária (Divisa) realizou na manhã desta segunda-feira, 28, uma reunião com representantes de supermercados para discutir as ações do Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos (Para) em Sergipe. Na oportunidade, foram propostas ações para implantar e executar o Plano de Controle de Qualidade de Hortifrutigranjeiros. 

O Plano de Controle de Qualidade de Hortifrutigranjeiros prevê deveres e responsabilidades de cada um dos entes que fazem parte da Comissão Estadual de Agrotóxico e Supermercados. Dentre os órgãos da gestão Estadual e Federal que fazem parte da comissão estão: Ministério Público Federal, Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), secretaria de Estado da Educação (Seed) e Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).

Uma parceria foi firmada entre a Divisa e as redes de supermercados para evitar que alimentos contaminados com agrotóxicos de uso não permitido ou fora dos limites toleráveis cheguem até a mesa do consumidor. “Tanto a Divisa quanto as redes de supermercados terão deveres no que se refere à fiscalização dos produtos e o certificado de procedência”, disse a gerente de alimentos da Divisa, Rosana Barreto.

Dentre as ações que ficaram na responsabilidade da Divisa para efetivação do plano estão: a exigência da identificação do produtor ou distribuidor para análise de amostras; a comunicação de resultados das análises periódicas à Comissão Estadual de Agrotóxico; e, quando o resultado apresentar pontos insatisfatórios, comunicar aos supermercados para suspensão da compra.

Já os supermercados ficaram com a parte de responsabilidades que identificam, rastreiam e suspendem a venda dos produtos. “A Divisa vai exigir que os supermercados façam a rastreabilidade completa do fornecedor ou produtor, suspensão da venda dos produtos em cinco dias caso a Divisa comunique resultado insatisfatório da análise e o fornecimento trimestral dos fornecedores de hortifrutigranjeiros”, explicou a gerente de alimentos da Divisa.    

Necessidade

Segundo o médico veterinário do Instituto G Barbosa – que faz parte da rede de supermercados de mesmo nome – Joacir Souza Santana, há quatro anos a instituição promove um programa voltado ao pequeno produtor rural. “Através de engenheiros agrônomos e médicos veterinários ensinamos aos produtores a aproveitar melhor o solo, usar equipamento de proteção individual e a não usar agrotóxico na produção dos hortifrutigranjeiros que chegam até as lojas da rede”, afirmou Joacir.

Para a Divisa, o Plano de Controle de Qualidade de Hortifrutigranjeiros representa um avanço nas políticas de proteção à saúde da população. “Nosso maior objetivo é fazer com que chegue até a mesa do consumidor alimentos saudáveis. Com esse conjunto de ações vamos proteger a saúde das pessoas e prevenir doenças provenientes da ingestão de agrotóxico”, concluiu Rosana Barreto.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.