[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

“Consegui meu emprego em um posto de gasolina, onde trabalho há 5 meses. Com o meu salário, já estou reformando a casa do meus pais e começando a construir a minha futura moradia. O curso me proporcionou, além de melhores condições de vida, conhecimentos e experiência”. Esse relato demonstra a transformação e a realização dos sonhos do ex-aluno do programa de qualificação profissional Novos Rumos, Paulo Sérgio da Rocha.

O Novos Rumos é um dos programas do Governo de Sergipe, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), que integra o plano Sergipe Mais Justo. O plano congrega diversas ações nos eixos de transferência de renda, inclusão produtiva e acesso a serviços, com foco na retirada das famílias sergipanas da extrema pobreza.

Antes de participar dos cursos do Novos Rumos, Valdinete Ferreira Gomes, estava à margem do mercado de trabalho. Hoje, formada no curso de doces e salgados do programa, ela revela sua alegria em ter sua autonomia financeira garantida.

“É tão bom poder ter a minha profissão e ajudar a melhorar a renda em casa. Já tinha o dom para fazer doces e salgados, mas nunca tinha feito um curso para me aprimorar. No Novos Rumos me qualifiquei e fui orientada por professores gabaritados.  Hoje trabalho em minha própria casa, fazendo minhas encomendas e ganhando o meu dinheiro. Em média, recebo encomenda de três mil doces e salgados por mês”.

A satisfação não é diferente para a cabeleireira Luciana Santos. Hoje profissional da beleza, a jovem de 34 anos concluiu o curso em 2011. “De lá para cá, ganhei minha autonomia financeira, abri o meu próprio salão e hoje sustento o meu filho de 12 anos com o que ganho com o meu trabalho. Fiz quatro meses de curso e segui todas as orientações para sair uma profissional formada. Agora tenho minhas clientes cativas e meu salão é conhecido no bairro onde moro. A melhor coisa do mundo é poder ter minha independência financeira”, afirmou.

Desde que foi criado, em 2009, o Programa de Qualificação Profissional Novos Rumos tem resgatado a autoestima da população de baixa renda com perfil para fazer parte do Cadastro Único (CadÚnico), oferecendo gratuitamente diversos cursos de capacitação.

“Criamos o Novos Rumos com o objetivo de inserir o maior número de profissionais qualificados no mercado de trabalho, dando oportunidade à população de baixa renda de se qualificar e conseguir um emprego e sua autonomia financeira. Felizmente esse objetivo tem sido alcançado, já que muitos alunos dos Novos Rumos conseguiram sua chance”, destacou a diretora do departamento de Renda e Cidadania da Seides, Heleonora Cerqueira.

Executado com recursos próprios do Governo do Estado, o Novos Rumos já atendeu, nesses quatro anos, a 10.253 pessoas; resultado de um investimento de mais de R$ 2,7 milhões. Em 2013 o programa beneficiará 4.360 pessoas. A capacitação ocorre por meio de contrato firmado com o Sistema S. Os cursos são definidos de acordo com a demanda local.

O principal público-alvo dessa iniciativa tem sido as pessoas com maior vulnerabilidade econômica.  Atualmente, o programa tem focado sua atuação nos municípios de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, mas os sergipanos de outros municípios também recebem qualificação profissional através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Desenvolvido pelo Governo Federal, com o apoio da Seides, o programa é executado em parceria com os municípios.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.