[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Esta semana os professores da educação infantil participantes do Programa Horas de Estudo vivenciaram uma atividade bastante diferente. Os cerca de 30 participantes foram levados ao Parque da Cidade, situado no bairro Industrial, para uma aula passeio com o tema: `A fauna e a flora: como explorar na Educação Infantil´. Essa iniciativa teve como objetivo colocar os docentes em contato com a realidade que está sendo estudada, para que depois desenvolvam atividades semelhantes com seus alunos.

A aula teve início com um passeio no mirante, onde está a imagem de Nossa Senhora da Conceição, seguido por uma visita ao teleférico. A segunda parte da visita aconteceu no zoológico, onde os professores puderam conhecer hábitos e características de animais como leão, macaco, cobra e avestruz. Durante o trajeto, os participantes receberam orientações sobre como realizar este tipo de atividade com seus alunos.

A coordenadora de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação, Isis Mota, falou sobre a importância da aula. “Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) dizem que o ensino da natureza e sociedade deve organizar-se de tal forma que os alunos possam desenvolver a capacidade de formular questões, diagnosticar problemas reais e propor alternativas de solução para os mesmos. A excursão é uma estratégia que permite explorar não só áreas de preservação ou de conservação, mas também oportunizar o desenvolvimento de habilidades fundamentais para uma educação científica”, declarou.

Dentre a flora do Parque da Cidade, podem ser encontradas plantas típicas da região, como palmeiras e muitos arbustos, assim como Pau-Brasil, agora raro nas matas do país.

Propiciar a aquisição de conhecimentos geográficos, históricos, econômicos, sociais, políticos, científicos e artísticos são algumas das contribuições que essa aula pode dar. Além disso, desenvolve as habilidades de observar, coletar, organizar e sistematizar dados, lidando com preservação ambiental, promovendo o enriquecimento do saber construído na sala de aula.

“Nosso maior interesse é despertar nos professores essa visão ecológica, para que eles passem para os alunos e também possam fazer um estudo in loco, já que a criança poderá aproveitar e aprender muito mais vendo e ouvindo os animais, conhecendo seu habitat e como eles vivem. Dessa maneira, passarão a valorizar mais o meio ambiente e os bichos que dele fazem parte”, salientou Vilma Maria Torres Mendes, professora de biologia e responsável pela orientação do grupo.

Para que o trabalho de campo tenha utilidade, segundo os participantes, é importante que se tenham os objetivos dela bem delimitados, e para isso, o professor deve saber exatamente quais os conteúdos que deseja trabalhar com seus estudantes.

“Esse dia serviu para relembrar vários conteúdos. Somos multiplicadores não só com os discentes, mas também com os nossos colegas de profissão. No dia 19 de outubro faremos uma visita semelhante a essa, mas desta vez com os alunos da escola onde trabalho”, disse Valmira Rosenda Santos, coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil Arthur Bispo do Rosário, situada no bairro Orlando Dantas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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