[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O programa Frutos da Terra beneficia cerca de 700 pessoas distribuídas entre as seis entidades consumidoras. O projeto é uma ação dos governos Estadual e Federal. Por meio dele, o Governo compra a produção da agricultura familiar e distribui entre entidades assistenciais que fornecem alimentação à população de baixa renda. Nesse processo, a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação (Cohidro) promove a articulação entre os seus agricultores e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).  Até o final do ano, deverão ser doados mais de 12 mil kg de produtos agrícolas.

Em um ano, os agricultores familiares do perímetro irrigado Jacarecica II, que abrange Riachuelo, Malhador e Areia Branca, já doaram mais 6 mil kg de produtos, entre verduras e frutas, à instituição Recriarte – Reforço Escolar Criativo – mantido pela Care – Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju. A entidade atende mais de 100 crianças, filhos dos cooperados e crianças do Bairro Santa Maria. É a primeira vez que uma entidade da capital está sendo beneficiada com o ‘Frutos da Terra’, executado pela Cohidro.

Os produtos que chegam às instituições são comprados diretamente do agricultor, que separam as frutas e verduras antecipadamente. Dentre eles, estão a batata-doce, abóbora, mamão, banana, macaxeira, cheiro verde, dentre outros alimentos que compõem a merenda escolar.

A gerente da Divisão de Bem Estar Social da Cohidro (Dibem), Márcia Nascimento Souza explica que a iniciativa faz parte das ações solidárias desenvolvidas pela empresa. “O projeto Frutos da Terra garante o alimento das crianças que estudam na Recriarte. O projeto é voltado para as crianças e a manutenção do local é feito com recursos financeiros da própria instituição. Por isso, conhecemos o projeto e nos mobilizamos para que a instituição fosse beneficiada. Tenho orgulho de fazer parte desse processo”, disse Márcia.

Sandro Luiz, responsável pela Divisão de Agronegócios da companhia, foi também um dos responsáveis pela mobilizando para que a Care fosse contemplada com o projeto. É ele quem acompanha e administra o processo de compra e venda dos produtos agrícolas. “Este é um trabalho gratificante para mim. No início, os agricultores se comprometeram com as doações e forneceram os alimentos a cada 15 dias e hoje já realizamos a entrega dos alimentos através do Frutos da Terra que beneficia os agricultores que tem venda garantida da sua produção e beneficia  a entidade , explicou.

Para o presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, a iniciativa reflete a função social do Governo. “Gostaria de parabenizar todos os setores envolvidos nesta ação. Ressalto também,  a importância da atuação da Care em nossa capital e espero que possamos atender a outras entidades com ações deste tipo”, declarou.

Care

Segundo a diretora administrativa da instituição, Vaneide Ribeiro, essa parceria foi de extrema importância para as 84 famílias beneficiadas. Para ela, essa iniciativa pode motivar outras empresas a fazer doações. “Nossa maior preocupação é com o bem estar dos filhos de nossas cooperadas. Essas crianças vivem em área de risco e podem ser facilmente levadas pelas drogas. A Cohidro está nos ajudando e muito. Espero que essa atitude desperte em outros empresários a vontade de nos ajudar. Aqui aceitamos todos os tipos de doações”, ressaltou Vaneide.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.