Programa Formação pela Escola prevê expansão para 13 municípios
Em encontro realizado na manhã desta terça-feira, 30, no auditório da Secretaria de Estado da Educação, representantes de 13 municípios sergipanos receberam informações sobre o programa Formação Pela Escola. De acordo com a coordenadora Tânia Maria Oliveira Lima Carvalho, nos dois últimos anos o programa já foi implantado em 14 municípios. Para 2010, a expansão prevê mais 13 municípios pré-selecionados para participar: Riachão do Dantas, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Porto da Folha, Simão Dias, Canindé de São Francisco, Pacatuba, Laranjeiras, Santa Luzia do Itanhy, Ribeirópolis, Carira, Capela e Umbaúba.
A reunião foi aberta pelo diretor da Assessoria de Planejamento (Asplan), Maurício Nascimento, que falou sobre as metas do programa. “O programa tem o objetivo de fazer com que os recursos destinados à educação sejam melhor aplicados e que haja uma melhor fiscalização social”, disse.
A coordenadora Tânia Maria Oliveira Lima Carvalho apresentou os detalhes do programa, explicando como será executado. “O ‘Formação Pela Escola’ vai ofertar cursos de educação à distância para pessoas envolvidas na gestão, monitoramento e controle social dos recursos financeiros aplicados na Educação”, disse. Além disso, vai ajudar a diminuir a incidência de problemas e erros na prestação de contas.
Estrutura
O programa Formação Pela Escola tem como público-alvo gestores estaduais e municipais, membros de conselhos comunitários e acompanhamento social. O curso terá carga horária de 40 horas/aula, sendo 8 horas de encontros presenciais e 32 horas à distância. A capacitação terminará em agosto, e os cursistas começarão a trabalhar no início de outubro. No mês de dezembro, haverá uma análise de resultados.
Cada município que aderir ao programa terá um tutor, que irá auxiliar e dar apoio aos cursistas, tirando as suas dúvidas. Serão realizadas também avaliações e um trabalho final de intervenção.
Importância
Os representantes dos municípios presentes à reunião aprovaram as metas do ‘Formação Pela Escola’. “É de suma importância, desde que as pessoas se comprometam em fiscalizar com interesse. Temos que nos conscientizar de que esse dinheiro é para a melhoria da educação”, disse a técnica da Seed do município de Divina Pastora, Vera Lúcia Ates de Oliveira.
A mesma opinião foi compartilhada por Maria Pastora dos Santos Dantas, que é técnica do Conselho Municipal de Educação do município de Divina Pastora. “Precisamos melhorar as argumentações para saber conduzir os trabalhos ligados aos programas do FNDE”, afirmou.
O diretor Regional de Educação da DRE 2, Dimas Rabelo dos Santos, situada em Lagarto, também elogiou o curso de capacitação. “Só vem fortalecer o compromisso do estado junto aos municípios, garantindo a qualidade da educação. Essa integração fortalece e resulta em gestores melhor qualificados”, disse.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Programa Formação pela Escola prevê expansão para 13 municípios – Fotos: Juarez Silveira/Seed