[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Coordenadoria do Programa DST/AIDS vai fazer nesta terça-feira, 17, a partir das 11h, um trabalho educativo sobre prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis e da AIDS na tribo dos índios Xocós, na Ilha de São Pedro, em Porto da Folha. 

A equipe, composta pelo médico Almir Santana, coordenador do Programa DST/AIDS, pela enfermeira Joana D’Arc, técnica responsável pelo Centro de Testagem e Aconselhamento, e pela oficial administrativa Mônica Santana, fará a exibição de um vídeo, uma oficina de sexo seguro com dinâmicas de grupo e apresentação da técnica do uso de camisinhas masculinas e femininas para os índios, além de sorteios de brindes.

A visita, que já aconteceu uma vez e foi muito bem aceita pela comunidade indígena, faz parte das ações de prevenção junto aos índios sergipanos inclusas no Plano de Ações e Metas (PAM/2007) da coordenadoria estadual e será realizada esta semana em virtude da comemoração do Dia do Índio, celebrado em 19 de abril.

Contaminação

Segundo informações do Programa Estadual de DST/AIDS, o número de casos de índios contaminados com o vírus HIV está crescendo nacionalmente. Nas tribos da Região Norte a situação é preocupante. Em Alagoas, existem cinco casos de índios infectados, mas na Ilha de São Pedro não há até o momento nenhuma notificação.

“Em Sergipe não há estatísticas porque os índios sergipanos eram atendidos pela equipe estadual de saúde de Alagoas. Agora, com o PAM 2007, os indígenas sergipanos terão a assistência da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe”, disse o coordenador Almir Santana.

Educação

De acordo com ele, a visita desta terça servirá para definir a realização de um treinamento para professores e uma capacitação para a implantação do Programa Saúde e Prevenção nas escolas indígenas situadas na própria Ilha. Numa próxima oportunidade, a Secretaria da Saúde fará um levantamento de quantos índios querem fazer os exames de HIV.

Os índios Xocós vão apresentar o Toré da Prevenção, uma dança que criaram para apresentar as medidas preventivas em relação às DST’s e AIDS. A tribo Xocós da Ilha de São Pedro é composta por 329 índios, entre eles 101 são mulheres em idade fértil e 128 são menores de 5 anos de idade.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.