[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A coordenadora de Gestão Escolar da Secretaria Municipal da Educação, professora Maria José Guimarães Vieira, foi convidada pelo Ministério da Educação para ser uma das principais palestrantes da primeira manhã do 14° Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Técnicos da Semed e a secretária municipal da Educação, professora Tereza Cristina Cerqueira da Graça, participam do evento.

O encontro, que conta com a participação de cerca de 200 pessoas de todos os Estados nordestinos, foi iniciado na manhã de ontem, no Hotel Aquários, na Orla de Atalaia, e continua até o próximo dia 10. Maria José Guimarães demonstrou para todos os integrantes do encontro as experiências exitosas da Semed no campo da gestão democrática da Educação na rede municipal de ensino.

Este programa atua em regime de colaboração com os sistemas de ensino, visando fomentar a implantação e o fortalecimento de Conselhos Escolares nas unidades públicas de educação básica. O objetivo das oficinas é contribuir com a capacitação de formadores (dirigentes e técnicos) das secretarias de Educação estaduais e municipais, diante da apresentação e discussão do conjunto de cadernos elaborados pelo Ministério da Educação, que por sinal, já foram distribuídos para as escolas em questão.

O Conselho de Gestão Escolar se constitui em uma forma colegiada de gestão democrática, deixando a gestão de ser o exercício de uma só pessoa, mas sim ser de um grupo composto por segmentos escolares e comunidade local, que se unem para construir uma educação de qualidade e socialmente relevante.

Durante sua palestra, Maria José Guimarães esclareceu como é realizado o processo de eleição democrático para os coordenadores da rede municipal de Aracaju, além de definir toda uma trajetória do conselho escolar do município. Outra questão enfocada pela coordenadora de gestão foram as melhorias deste caminho ao longo do tempo, principalmente após a retomada da gestão democrática, reimplantada em 2003.

“Com esse encontro em Sergipe concluímos o programa em todos os Estados nordestinos. Falar sobre Gestão Democrática requer muito diálogo e respeito, pois é, antes de tudo, um grande desafio que certamente contribui com o processo educacional”, ressaltou o coordenador técnico do programa, José Roberto Ribeiro Júnior.

“De acordo com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Sergipe foi escolhido por ser um dos poucos municípios do Brasil que possui uma gestão instituída, que é Aracaju. Esta é a prova da credibilidade do trabalho feito pela Semed”, comentou Maria José. “Aracaju tem uma ótima bagagem no processo educacional. Sabemos que quanto mais fortes os conselhos, mais estaremos próximos da democratização”, afirmou a secretária Tereza Cristina.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.