Programa de Coleta Seletiva recolhe 119.049 quilos de lixo este ano
“Da venda desse material subsistem até então 33 famílias de ex-catadores da lixeira, que antes levavam uma vida subumana. Com a planejada ampliação do programa e a manutenção do esforço da educação ambiental, esses números tendem a aumentar progressivamente”, disse o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento.
Ele explica que a expansão do Programa de Coleta Seletiva é importante para consolidar o sistema integrado de limpeza urbana em Aracaju. “O objetivo principal da Coleta Seletiva é reduzir o volume de resíduos que chegam ao aterro controlado, no bairro Santa Maria. Quanto mais ampliarmos o volume de material reciclável coletado nos bairros, menor é o impacto ambiental e também teremos condições de evitar que as pessoas façam essa coleta na lixeira”, explica.
Segundo Nascimento, a meta da Administração Municipal estipulada no início do ano era de que até dezembro dez comunidades fossem integradas ao programa. “Atingimos esta meta antes do prazo estimado. Mas temos consciência de que a expansão deve ser feita de forma responsável. O que objetivamos é envolver a comunidade e levar informação às pessoas acerca da preservação ambiental”.
No dia 9 deste mês, os conjuntos Beira Rio e Parque dos Coqueiros foram integrados ao Programa de Coleta Seletiva de lixo. A inclusão destes dois núcleos habitacionais fechou o circuito Inácio Barbosa-Jardim Esperança-Beira Rio-Parque dos Coqueiros.
A expansão do Programa de Coleta Seletiva de lixo para outras localidades é fundamental para que a proposta ambiental da administração do prefeito Marcelo Déda tenha resultados positivos. “Estamos despertando na comunidade a contribuição para a preservação ambiental através da coleta seletiva. No aspecto social, quanto mais envolvermos a população, poderemos produzir maior volume de material reciclável para servir de matéria-prima para a Care – Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju –, que absorve a mão-de-obra de pessoas que anteriormente trabalhavam na lixeira”, explica.
Nascimento observa que a Emsurb tem intensificado o trabalho educativo no bairro Siqueira Campos através da distribuição de material gráfico para consolidar o programa. “A expansão do programa é um passo importante para atingirmos 100% da capital com coleta seletiva de lixo”, disse.
De acordo com Nascimento, a preocupação da Administração Municipal com relação à preservação do Meio Ambiente visa mobilizar a população a participar de ações que tenham a finalidade de promover o equilíbrio ambiental, conciliando com a promoção de uma maior qualidade de vida através da limpeza urbana. “A integração dessas políticas resulta do pensamento do prefeito Marcelo Déda em consolidar em definitivo a proposta de promover o desenvolvimento sustentável aliado à qualidade de vida da população”, disse.
Cronograma
Os dias de coleta foram pré-determinados em conjunto com representantes das comunidades participantes do programa: na segunda-feira, a coleta é realizada nos conjuntos Bela Vista, às 7 horas, e Beira Mar I e II, às 10 horas. Na terça, órgãos municipais, às 8 horas. Na quarta-feira, Inácio Barbosa, às 7 horas, Jardim Esperança, às 11 horas, e Beira Rio e Parque dos Coqueiros, às 14 horas. Na quinta, doações de empresas, às 8 horas. Na sexta-feira, acontece a coleta seletiva nos conjuntos Sol Nascente, JK e Santa Lúcia, às 7 horas, Médici e também Jardim Baiano, às 13 horas. Por fim, no sábado, a partir das 8 horas, a coleta seletiva é feita no bairro Siqueira Campos.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]